dc.contributor.author | Bertolo, Gabriel | |
dc.date.accessioned | 2021-02-24T21:00:02Z | |
dc.date.available | 2021-02-24T21:00:02Z | |
dc.date.issued | 2020-09-25 | |
dc.identifier.citation | BERTOLO, Gabriel. 1000 Fandangos. Amanhecer. 2020. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13883. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13883 | |
dc.description.abstract | This thesis search, through an intensive ethnographic description, to inquire about the caiçaras movements around their most celebrated aesthetical-political expression, the fandango caiçara – acknowledged as a Brazilian Intangible Heritage by the Institute of National Historical and Artistic Heritage (IPHAN). Through its development/performance, the investigation shifts its points of departure and becomes an ethnography of culture as comprehended by fandangueiros. Rather than “explain” the
fandango by caiçara culture, the thesis becomes a set of episodes that aim to speculate about culture through their fandangos. In this sense, it becomes of greater importance the thesis elaborated by fandangueiros caiçaras of the Brazilian south and south-eastern coast, especially of Cananéia-SP, about what is culture, how it unfolds, transform and maintain in space/time. Thus, through its artisan craft and its poetic, choreographic, musical, and musicological expressions, it is sought to understand the place and the time that the fandangos inhabit and make inhabit: the Caiçara Territory. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Fandango Caiçara | por |
dc.subject | Artesanato | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Vale do Ribeira | por |
dc.subject | Território Caiçara | por |
dc.subject | Artisan Craft | eng |
dc.subject | Ethnography | eng |
dc.subject | Ribeira Valley | eng |
dc.subject | Caiçara Territory | eng |
dc.title | 1000 Fandangos. Amanhecer | por |
dc.title.alternative | 1000 Fandangos. Dawn | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Toledo, Luiz Henrique de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5366260223109463 | por |
dc.description.resumo | Esta tese busca, através da descrição etnográfica intensiva, averiguar as movimentações caiçaras em torno de sua mais celebrada expressão estética-política, o fandango caiçara – reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil pelo IPHAN.
Conforme seu desenvolvimento/performance, contudo, a investigação vai deslocando seu ponto de partida e vai se tornando uma etnografia da cultura tal qual compreendida pelos fandangueiros, isto é: em vez de “explicar” o fandango pela cultura caiçara, ela se torna um conjunto de episódios que visam especular sobre a cultura através de seus fandangos. Nesse sentido, tornam-se de maior importância as teses elaboradas por fandangueiros caiçaras do litoral sul e sudeste, especialmente de Cananéia-SP, no Vale do Ribeira, sobre o que é a cultura, como ela se desdobra, transforma e se mantém no espaço/tempo. Assim, através de seu artesanato e de suas expressões poéticas, coreográficas, musicais e musicológicas, busca-se entender o lugar e o tempo que os fandangos habitam e fazem habitar: o Território Caiçara. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0851321994962607 | por |