dc.contributor.author | Gonçalves, Fabrício Pimentel | |
dc.date.accessioned | 2021-03-04T11:43:02Z | |
dc.date.available | 2021-03-04T11:43:02Z | |
dc.date.issued | 2021-02-18 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Fabrício Pimentel. A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13911 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to study how games can be used in learning environments, to seek how to carry out this experience and to present results in recent academic research. This work examines how games affect the relationship between students and gamification tools. As a method, bibliographic research was used in order to understand what gamification is and to find examples of gamification in teaching. Subsequently, a survey was conducted in the class of a Technical course in Electrotechnics to study how students connect with the gamified teaching tools. The results obtained show that, for the selected scenarios, the use of this teaching tool allows students to obtain greater motivation and interest in comparison with traditional lessons. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos na educação | por |
dc.subject | Ensino gamificado | por |
dc.subject | Gamificação | por |
dc.subject | Games in education | eng |
dc.subject | Teaching through Games | eng |
dc.subject | Gamification | eng |
dc.title | A gamificação no ensino: utilização de recursos sensoriais na aprendizagem de fundamentos matemáticos | por |
dc.title.alternative | Gamification in teaching: use of sensory resources in the learning of mathematics | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Massago, Sadao | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1915704875970931 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é estudar como os jogos podem ser utilizados em ambientes de ensino, buscar como realizar essa experiência e apresentar resultados no panorama da recente pesquisa acadêmica. Este trabalho examina como os jogos afetam a relação entre os alunos e as ferramentas de gamificação. Como método, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a fim de se entender o que é gamificação e encontrar exemplos de gamificação no ensino. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa na turma do curso Técnico em Eletrotécnica para estudar como os alunos se conectam com as ferramentas de ensino gamificado. Os resultados obtidos mostram que, para os cenários selecionados, a utilização desta ferramenta de ensino permite aos alunos obter maior motivação e interesse em comparação com as aulas tradicionais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2700820251198687 | por |