Show simple item record

dc.contributor.authorBernardo, Juliana Maria Savio
dc.date.accessioned2021-03-15T15:17:08Z
dc.date.available2021-03-15T15:17:08Z
dc.date.issued2021-03-12
dc.identifier.citationBERNARDO, Juliana Maria Savio. Impactos da COVID-19 nas práticas de Experiência dos Pacientes em hospitais brasileiros: uma pesquisa de levantamento com os profissionais de saúde. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13982.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13982
dc.description.abstractThe concept of customer experience has been widespread in different industrial and service sectors as a positive customer experience in relation to a product, brand and services has the ability to increase levels of satisfaction, loyalty and word-of-mouth communication. In the health area, there is a clear concern with the patient's experience. This is a multidimensional concept focusing on the cognitive, emotional, behavioral, sensory and social responses of patients in relation to direct or indirect interactions with the company providing health services. In the literature on this topic, one of the challenges is how to measure the patient's experience. This assessment becomes more necessary in the context of a pandemic such as that experienced by many countries, including Brazil. Thus, this research aims to measure the impact of the COVID-19 pandemic on patient experience practices in Brazilian hospitals through a closed questionnaire. To achieve this objective, two research methods were adopted. The first refers to a scoping review in the literature on models for measuring the experience of adult patients in general hospitals. The second method refers to conducting a survey type survey by applying a questionnaire on the impact of the COVID-19 pandemic on patient experience practices in Brazilian hospitals. Data were collected for a valid sample of 88 health professionals and / or hospital managers. Among the results of the research, we highlight the identification of the main instruments (HCAHPS, PPE and QPP) and variables (communication and information, work team and care and safety) used to assess the patient's experience. The results also show the relationship of the hospital's response capacity to coping with COVID-19 with the performance of the current and future hospital and with the patient's experience practices and, these, with the performance of the patient's experience. It also shows the positive moderating effect of patient guidance on the hospital's present performance.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência do Pacientepor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectMensuraçãopor
dc.subjectCuidados hospitalarespor
dc.subjectHospitalpor
dc.subjectPatient Experienceeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectMeasurement.eng
dc.subjectHospital careeng
dc.subjectScoping revieweng
dc.titleImpactos da COVID-19 nas práticas de Experiência dos Pacientes em hospitais brasileiros: uma pesquisa de levantamento com os profissionais de saúdepor
dc.title.alternativeImpacts of COVID-19 on Patient Experience practices in Brazilian hospitals: a survey with health professionalseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mendes, Glauco Henrique de Sousa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7564259060572565por
dc.description.resumoO conceito de experiência do cliente tem sido difundido em diferentes setores industriais e de serviços já que uma experiência positiva do cliente em relação a um produto, marca e serviços tem a capacidade de aumentar os níveis de satisfação, lealdade e comunicação boca-a-boca. Na área de saúde, há uma clara preocupação com a experiência do paciente. Este é um conceito multidimensional com foco nas respostas cognitivas, emocionais, comportamentais, sensoriais e sociais dos pacientes em relação às interações diretas ou indiretas com a empresa prestadora dos serviços de saúde. Na literatura sobre este tema, um dos desafios é como mensurar a experiência do paciente. Esta avaliação se torna mais necessária em contexto de pandemia como a vivida por muitos países, inclusive o Brasil. Deste modo, esta pesquisa visa medir o impacto da pandemia de COVID-19 nas práticas de experiência do paciente em hospitais brasileiros através de questionário fechado. Para consecução deste objetivo foram adotados dois métodos de pesquisa. O primeiro refere-se à realização de uma revisão de escopo (scoping review) na literatura sobre modelos de mensuração da experiência do paciente adulto em hospitais gerais. O segundo método refere-se à realização de uma pesquisa do tipo survey por meio da aplicação de questionário sobre o impacto da pandemia de COVID-19 nas práticas de experiência do paciente em hospitais brasileiros. Foram coletados dados referentes a uma amostra válida de 88 profissionais de saúde e/ou gestores de hospitais. Entre os resultados da pesquisa destacam-se a identificação dos principais instrumentos (HCAHPS, PPE e QPP) e variáveis (comunicação e informação, equipe de trabalho e cuidados e segurança) utilizados para avaliar a experiência do paciente. Os resultados também evidenciam a relação da capacidade de resposta do hospital ao enfretamento da COVID-19 com o desempenho do hospital atual e futuro e com as práticas de experiência do paciente e, estas, com o desempenho da experiência do paciente. Também mostra o efeito moderador positivo das orientações aos pacientes no desempenho presente do hospital.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSPpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1399282167332080por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil