Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorOliveira, Felipe Adriano Alves de
dc.date.accessioned2021-03-19T21:30:44Z
dc.date.available2021-03-19T21:30:44Z
dc.date.issued2021-02-02
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Felipe Adriano Alves de. Mídias sociais, cultura pop e divulgação científica: um estudo do canal Nerdologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14004.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14004
dc.description.abstractIt is highlighted some of the main aspects of scientific dissemination, the act of communicating science to the public, being the social media, one of the vehicles part of this communication, such as the YouTube platform. In this sense, it proposes to analyze the Nerdologia channel as an integral part of this platform, being a channel focused on entertainment and dissemination of scientific knowledge through elements of pop culture. The study sought to identify the models of public communication of science in order to investigate the methods that the channel uses to communicate science with the public, its strategies, its main elements, and tools of disclosure, which had as sampling reference, the selection of the 50 most accessed videos between the years 2013 to 2019, in addition to contextualizing the public communication of science and the discussion involving the field of Science, Technology and Society, being the study area in which the present research focuses. The methodology used was Content Analysis that assisted in the processes of treatment and analysis of the data and information. The results obtained revealed the science communication models that focus respectively on the "Koru" model of Longnecker, also linked to informal education, and the "contextual" model of Lewenstein, in addition to the style of scientific dissemination, being classified as "independent". The research also addressed the issue of the aesthetic and sound elements of the channel and its discursivities. It was concluded that the Nerdologia channel seeks to disseminate and teach science in an implicit and independent way, using visual and sound resources as strategies to obtain greater views in their videos, always aiming at the context of their audience, as consumers of products of the Cultural Industry as part of Pop Culture.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCanal Nerdologiapor
dc.subjectMídias sociaispor
dc.subjectDivulgação científicapor
dc.subjectNerdologia Channeleng
dc.subjectSocial mediaeng
dc.subjectScientific divulgationeng
dc.titleMídias sociais, cultura pop e divulgação científica: um estudo do canal Nerdologiapor
dc.title.alternativeSocial media, pop culture and scientific divulgation: a study of the Nerdologia channeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rigolin, Camila Carneiro Dias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2388584081961836por
dc.description.resumoDestaca-se alguns dos aspectos principais da divulgação científica, o ato de comunicar a ciência para o público, sendo as mídias sociais, um dos veículos parte dessa comunicação, tal como a plataforma do YouTube. Nesse sentido, propõe analisar o canal Nerdologia como parte integrante dessa plataforma, sendo um canal voltado ao entretenimento e disseminação do conhecimento científico por meio de elementos da cultura pop. O estudo procurou identificar os modelos de comunicação pública da ciência com objetivo de investigar os métodos que o canal utiliza para comunicar ciência com o público, suas estratégias, seus elementos principais, e ferramentas de divulgação, que teve como referência de amostragem, a seleção dos 50 vídeos mais acessados entre os anos de 2013 a 2019, além de contextualizar a comunicação pública da ciência e a discussão envolvendo o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade, sendo a área de estudo na qual a presente pesquisa se concentra. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo que auxiliou nos processos de tratamento e análise dos dados e informações. Os resultados obtidos revelaram os modelos de comunicação científica que se concentram respectivamente no modelo “Koru” de Longnecker, ligada também à educação informal, e o modelo “contextual” de Lewenstein, além do estilo de divulgação científica, sendo classificada como “independente”. A pesquisa também abordou a questão dos elementos estéticos e sonoros do canal e suas discursividades. Concluiu-se que o canal Nerdologia procura divulgar e ensinar ciência de forma implícita e independente, utilizando recursos visuais e sonoros como estratégias para obter maiores visualizações em seus vídeos, visando sempre o contexto do seu público, enquanto consumidores dos produtos da Indústria Cultural como parte da Cultura Pop.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3394354224029536por


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil