dc.contributor.author | Oliveira, Felipe Adriano Alves de | |
dc.date.accessioned | 2021-03-19T21:30:44Z | |
dc.date.available | 2021-03-19T21:30:44Z | |
dc.date.issued | 2021-02-02 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Felipe Adriano Alves de. Mídias sociais, cultura pop e divulgação científica: um estudo do canal Nerdologia. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14004. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14004 | |
dc.description.abstract | It is highlighted some of the main aspects of scientific dissemination, the act of
communicating science to the public, being the social media, one of the vehicles part of this
communication, such as the YouTube platform. In this sense, it proposes to analyze the
Nerdologia channel as an integral part of this platform, being a channel focused on
entertainment and dissemination of scientific knowledge through elements of pop culture. The
study sought to identify the models of public communication of science in order to investigate
the methods that the channel uses to communicate science with the public, its strategies, its
main elements, and tools of disclosure, which had as sampling reference, the selection of the
50 most accessed videos between the years 2013 to 2019, in addition to contextualizing the
public communication of science and the discussion involving the field of Science,
Technology and Society, being the study area in which the present research focuses. The
methodology used was Content Analysis that assisted in the processes of treatment and
analysis of the data and information. The results obtained revealed the science communication
models that focus respectively on the "Koru" model of Longnecker, also linked to informal
education, and the "contextual" model of Lewenstein, in addition to the style of scientific
dissemination, being classified as "independent". The research also addressed the issue of the
aesthetic and sound elements of the channel and its discursivities. It was concluded that the
Nerdologia channel seeks to disseminate and teach science in an implicit and independent
way, using visual and sound resources as strategies to obtain greater views in their videos,
always aiming at the context of their audience, as consumers of products of the Cultural
Industry as part of Pop Culture. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Canal Nerdologia | por |
dc.subject | Mídias sociais | por |
dc.subject | Divulgação científica | por |
dc.subject | Nerdologia Channel | eng |
dc.subject | Social media | eng |
dc.subject | Scientific divulgation | eng |
dc.title | Mídias sociais, cultura pop e divulgação científica: um estudo do canal Nerdologia | por |
dc.title.alternative | Social media, pop culture and scientific divulgation: a study of the Nerdologia channel | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rigolin, Camila Carneiro Dias | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2388584081961836 | por |
dc.description.resumo | Destaca-se alguns dos aspectos principais da divulgação científica, o ato de comunicar a
ciência para o público, sendo as mídias sociais, um dos veículos parte dessa comunicação, tal
como a plataforma do YouTube. Nesse sentido, propõe analisar o canal Nerdologia como parte
integrante dessa plataforma, sendo um canal voltado ao entretenimento e disseminação do
conhecimento científico por meio de elementos da cultura pop. O estudo procurou identificar
os modelos de comunicação pública da ciência com objetivo de investigar os métodos que o
canal utiliza para comunicar ciência com o público, suas estratégias, seus elementos principais, e ferramentas de divulgação, que teve como referência de amostragem, a seleção dos 50 vídeos mais acessados entre os anos de 2013 a 2019, além de contextualizar a comunicação pública da ciência e a discussão envolvendo o campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade, sendo a área de estudo na qual a presente pesquisa se concentra. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo que auxiliou nos processos de tratamento e análise dos dados e informações. Os resultados obtidos revelaram os modelos de comunicação científica que se concentram respectivamente no modelo “Koru” de Longnecker, ligada também à educação informal, e o modelo “contextual” de Lewenstein, além do estilo de divulgação científica, sendo classificada como “independente”. A pesquisa também abordou a questão dos elementos estéticos e sonoros do canal e suas discursividades. Concluiu-se que o canal Nerdologia procura divulgar e ensinar ciência de forma implícita e independente, utilizando recursos visuais e sonoros como estratégias para obter maiores visualizações em seus vídeos, visando sempre o contexto do seu público, enquanto consumidores dos produtos da Indústria Cultural como parte da Cultura Pop. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3394354224029536 | por |