Show simple item record

dc.contributor.authorNicoleti, Valdir Roberto
dc.date.accessioned2021-03-22T10:56:26Z
dc.date.available2021-03-22T10:56:26Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.identifier.citationNICOLETI, Valdir Roberto. Proposta de uma sequência didática autoinstrucional sobre educação financeira para uso escolar ou cotidiano. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14009.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14009
dc.description.abstractThe present work was developed in third-year (high school) classes in the E.E. “Writer Rachel de Queiroz ”in the city of Campinas / SP with a focus on Financial Education and Financial Mathematics, motivated by the large number of defaulting people in Brazil. In the work we present the economic situation during the pandemic period and analyze it under the bias of Financial Mathematics, of the products of the financial market and of the official documents that discipline and guide the teaching process of Basic Education. The research has a qualitative nature and the case study was used as a methodology. The structure of the proposed intervention and consolidation of a self-instructional material was presented in seven organizational sheets on Financial Education. The development of the proposal had a hybrid character, with initial guidance and filling out Form 1 in the classroom, and the rest with families. Finally, the proposal was validated through a final evaluation filled by electronic form.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapor
dc.subjectMatemática financeirapor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectMaterial autoinstrucionalpor
dc.subjectFinancial educationeng
dc.subjectFinancial matheng
dc.subjectInvestmenteng
dc.subjectSelf-instruction materialeng
dc.titleProposta de uma sequência didática autoinstrucional sobre educação financeira para uso escolar ou cotidianopor
dc.title.alternativeProposal for a self-instructional didactic sequence on financial education for school or everyday useeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Caetano, Paulo Antônio Silvani
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0370219014539994por
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido em turmas de terceiro ano do Ensino Médio da E.E. “Escritora Rachel de Queiroz” na cidade de Campinas/SP com foco na Educação Financeira e Matemática Financeira, tendo como motivação o grande número de pessoas inadimplentes no Brasil. No trabalho apresentamos a situação econômica durante o período de pandemia e a analisamos sob o viés da Matemática Financeira, dos produtos do mercado financeiro e dos documentos oficiais que disciplinam e norteiam o processo de ensino da Educação Básica. A pesquisa tem cunho qualitativo e foi utilizado o estudo de caso como metodologia. A estrutura da proposta de intervenção e consolidação de um material autoinstrucional foi apresentada em sete fichas de cunho organizacional sobre Educação Financeira. O desenvolvimento da proposta teve caráter híbrido, com orientação inicial e preenchimento da Ficha 1 em sala de aula, e as demais junto às famílias. Por fim, a validação da proposta foi feita através de uma avaliação final por meio de formulário eletrônico.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5496581909442422por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil