dc.contributor.author | Ramos, Cirilo Arcanjo | |
dc.date.accessioned | 2021-03-25T22:26:53Z | |
dc.date.available | 2021-03-25T22:26:53Z | |
dc.date.issued | 2021-02-17 | |
dc.identifier.citation | RAMOS, Cirilo Arcanjo. Laboratório de ensino de matemática: espaço facilitador e promotor da aprendizagem. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14029. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14029 | |
dc.description.abstract | The study discusses the importance of LEM (Laboratory of Mathematics Teaching) as a tool didactics in the teaching-learning process. A bibliographic review of the theme was carried out, contextualizing the beginnings of didactics of Mathematics, up to the origins of LEM Brazil and the world. The work presents the implantation of a laboratory, its composition, and exemplifies its practical use. A class of students was chosen and worked on, from the 1st year of High School (2018), in practical interaction with the LEM. It can be seen that the use of this space, complementing the theoretical classes, promoted socialization and group commitment; expanded the creativity of the student-participants and teacher; and enriched the teaching-learning activities, making the process more dynamic and pleasant. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Didática da Matemática. | por |
dc.subject | Ensino de Matemática. | por |
dc.subject | Funções. | por |
dc.subject | Jogos. | por |
dc.subject | Laboratório de Ensino de Matemática. | por |
dc.subject | Didactics of Mathematics | eng |
dc.subject | Mathematics Teaching | eng |
dc.subject | Functions | eng |
dc.subject | Games | eng |
dc.subject | Mathematics Teaching Laboratory | eng |
dc.title | Laboratório de ensino de matemática: espaço facilitador e promotor da aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Mathematics teaching laboratory: facilitating and promoting learning space | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Noel Filho, Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5234064498436000 | por |
dc.description.resumo | O estudo discute a importância do LEM (Laboratório de Ensino da Matemática) como um espaço de aprendizagem. Foi realizada revisão bibliográfica do tema, contextualizando os primórdios da didática da Matemática, até as origens do LEM no Brasil e no mundo. O trabalho apresenta a implantação de um laboratório, sua composição, e exemplifica a utilização prática do mesmo. Foi escolhida e trabalhada uma classe de alunos, do 1º ano do Ensino Médio (2018) na interação prática com o LEM. Pode-se verificar que a utilização deste espaço, complementando as aulas expositivas, promoveu socialização e comprometimento do grupo; ampliou a criatividade dos participantes-alunos e professor; e enriqueceu as atividades de ensino-aprendizagem, tornando o processo mais dinâmico e prazeroso. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5934389623211837 | por |