Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSiqueira, Jemima Rodrigues de
dc.date.accessioned2021-03-26T12:02:02Z
dc.date.available2021-03-26T12:02:02Z
dc.date.issued2021-02-18
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Jemima Rodrigues de. Medidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14031
dc.description.abstractThis research aims to investigate the implications of a teaching sequence that places the student as the protagonist of the teaching and learning process involving the study of Central Tendency and Dispersion Measures. This experimentation was mainly based on the ideas of Paulo Freire, Vygotski and Iddo Gal, respectively. The qualitative research involved the participation of 35 students of the 3rd grade of High School in the evening period of a public school in the state, located in the city of Araçariguama / SP. The students were responsible for collecting the information, conducting a data survey among the students of the class, based on themes related to their daily lives, which were susceptible to tabulation. From the analysis it was possible to verify that the accomplishment of a sequence of differentiated activities, participative and contextualized with the reality of the students values the involvement and the autonomy of the students. It was also possible to avoid using ready-made formulas, in the teaching and learning process involving the study of Central Tendency Measures and Dispersion Measures, a factor that contributed to the construction of knowledge.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação estatísticapor
dc.subjectEstatísticapor
dc.subjectLetramento estatísticopor
dc.subjectMedidas de tendência centralpor
dc.subjectMedidas de dispersãopor
dc.subjectStatistical educationeng
dc.subjectStatisticseng
dc.subjectStatistical literacyeng
dc.subjectMeasures of central tendencyeng
dc.subjectDispersion measureseng
dc.titleMedidas de tendência central e dispersão: uma abordagem com alunos da 3ª série do ensino médiopor
dc.title.alternativeMeasures of central tendency and dispersion: an approach with students of the 3rd grade of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pires, Rogério Fernando
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157por
dc.description.resumoEsta pesquisa visa investigar as implicações de uma sequência de ensino que coloca o estudante como protagonista do processo de ensino e aprendizagem envolvendo o estudo de Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão. Esta experimentação foi fundamentada principalmente nas ideias de Paulo Freire, Vygotski e Iddo Gal, respectivamente. A pesquisa de cunho qualitativo, contou com a participação de 35 alunos da 3ª série do Ensino Médio do período noturno de uma escola da rede pública estadual, localizada no município de Araçariguama/SP. Os alunos foram responsáveis em coletar as informações, realizar um levantamento de dados entre os próprios estudantes da turma, a partir de temas voltados ao seu cotidiano, que eram suscetíveis a tabulação. A partir da análise foi possível constatar que a realização de uma sequência de atividades diferenciada, participativa e contextualizada com a realidade dos estudantes valoriza o envolvimento e a autonomia dos alunos. Também foi possível evitar o uso de fórmulas prontas, no processo de ensino e aprendizagem envolvendo o estudo de Medidas de Tendência Central e Medidas de Dispersão, fator que contribuiu na construção do conhecimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2797562979076880por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil