Show simple item record

dc.contributor.authorReis, José Eduardo dos
dc.date.accessioned2021-04-15T21:16:54Z
dc.date.available2021-04-15T21:16:54Z
dc.date.issued2021-02-01
dc.identifier.citationREIS, José Eduardo dos. Impacto da formação docente internacional na produção científica: o caso da UFSCar. 2021. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14117.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14117
dc.description.abstractThe teacher education of Brazilian researchers abroad favors their insertion in international collaboration networks, through international scientific exchanges and partnerships, contributes to the success and quality of the performance of the Graduate Programs, generating results that benefit society. Several bibliometric indicators have been used in the performance evaluation of researchers, universities and countries, at national and international levels, such as impact and internationalization indicators, calculated from the citations received by the articles. The objective of the research was to investigate the relationship between the teaching abroad, represented by the completion of a doctoral course and / or postdoctoral internship abroad and the international collaboration, represented by the international co-authorships present in the institutional scientific output indexed in the database Web of Science (WoS). The research method used was the exploratory case study, and the case-unit, the Federal University of São Carlos (UFSCar). A bibliometric study was performed using the Lattes Platform and WoS as sources of information, and the sample analyzed comprised 12,787 bibliographic records and 1,915 Lattes Curricula of active teachers. As a result, a set of indicators was elaborated on the scientific output of teachers with and without training abroad and their impact on international scientific collaboration, through analysis of co-authorships. From the results obtained, through data enrichment, it was possible to ascertain the positive relationship between the training of doctoral or postdoctoral professors abroad with the formation of international networks and co-authorships, contributing to the impact of institutional scientific output. Initial considerations indicate that the results and discussion of this research can contribute to the improvement of initiatives including the development of indicators of scientific and technological production in Brazil, involving internationalization and, consequently, for the improvement of the National Graduate System, by providing a better understanding of international scientific collaboration, based on investigating the training and performance of Brazilian researchers.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectFormação docente internacionalpor
dc.subjectColaboração científicapor
dc.subjectIndicadores de produção científicapor
dc.subjectInternationalizationeng
dc.subjectInternational teacher educationeng
dc.subjectScientific collaborationeng
dc.subjectIndicators of scientific outputeng
dc.titleImpacto da formação docente internacional na produção científica: o caso da UFSCarpor
dc.title.alternativeImpact of international teacher education on scientific output: the case of UFSCareng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Amaral, Roniberto Morato do
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6958372164719600por
dc.description.resumoA formação dos pesquisadores brasileiros no exterior favorece a sua inserção em redes de colaboração internacional, através de intercâmbios e parcerias científicas internacionais, contribui para o sucesso e qualidade da atuação dos Programas de Pós-Graduação, gerando resultados que beneficiem a sociedade. Diversos indicadores bibliométricos têm sido empregados na avaliação de desempenho de pesquisadores, universidades e países, em nível nacional e internacional, como por exemplo, indicadores de impacto e de internacionalização, calculados a partir das citações recebidas pelos artigos. O objetivo da pesquisa foi investigar as relações entre a formação docente exterior, representada pela realização de curso de doutorado e/ou estágio de pós-doutorado no exterior e a colaboração internacional, representada pelas coautorias internacionais presentes na produção científica institucional indexada na base de dados Web of Science (WoS). O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso exploratório, e a unidade-caso, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi realizado um estudo bibliométrico utilizando a Plataforma Lattes e a WoS como fontes de informação, e a amostra analisada compreendeu 12.787 registros bibliográficos e 1.915 Currículos Lattes de docentes ativos. Como resultados, foi elaborado um conjunto de indicadores sobre a produção científica dos docentes com e sem formação no exterior e o seu impacto na colaboração científica internacional, mediante análise das coautorias. A partir dos resultados obtidos, por meio do enriquecimento de dados, foi possível averiguar a relação positiva entre a formação dos docentes de doutorado ou pós-doutorado no exterior com a formação de redes e coautorias internacionais, contribuindo para o impacto da produção científica institucional. Considerações iniciais sinalizam que os resultados e a discussão desta pesquisa podem contribuir para o aprimoramento das iniciativas compreendendo a elaboração de indicadores de produção científica e tecnológica do Brasil, envolvendo a internacionalização e, consequentemente, para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, ao proporcionar uma melhor compreensão da colaboração científica internacional, com base na investigação da formação e atuação dos pesquisadores brasileiros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::METODOS QUANTITATIVOS. BIBLIOMETRIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3806982041285431por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil