Show simple item record

dc.contributor.authorQueiroz, Diego da Silva
dc.date.accessioned2021-05-03T11:07:50Z
dc.date.available2021-05-03T11:07:50Z
dc.date.issued2021-02-19
dc.identifier.citationQUEIROZ, Diego da Silva. As representações semióticas no estudo de inequações no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14210.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14210
dc.description.abstractThis Masters dissertation aimed to analyze the performance of students in a class of the 1st grade of High School when approaching the mathematical object inequality of the 1st degree in a teaching-learning process based on the multiplicity of records of semiotic representation. The qualitative research had its methodological path traced in a remote teaching context, involving the analysis of written records and interviews with students, involved with the resolution of proposed tasks. The analysis of the production of information generated with the students had the purpose of answering the following research question: what are the implications for the teaching-learning process of the 1st grade inequality mathematical object when working with the conversion of semiotic representation in a class of 1st grade of high school? As a result of research, we highlight the importance of working with multiple records of semiotic representation, despite the little interaction and written production of students in the context of remote teaching, we observe advances in learning, from the analysis of the mobilization and coordination of semiotic representations between records. The analysis of the conversion activity of semiotic representations showed us the need to invest in mathematics classes, in the process of communication through mathematical language, both at oral and written level, so that students build meanings about the concept of inequality. We also highlight the fact that there are few researches addressing the theory of records of semiotic representation in the teaching-learning process involving students of the final years of elementary and high school, in the study of inequality, which constitutes a fertile ground for further investigations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectDesigualdadespor
dc.subjectInequaçãopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectInequalitieseng
dc.subjectInequalityeng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleAs representações semióticas no estudo de inequações no ensino médiopor
dc.title.alternativeSemiotic representations in the study of inequalities in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoQUEIROZ, Diego da Silva. As representações semióticas no ensino de inequações no ensino médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba, Sorocaba, 2021. Esta dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar o desempenho dos alunos de uma turma da 1ª série do Ensino Médio ao se abordar o objeto matemático inequação do 1º grau em um processo de ensino-aprendizagem pautado na conversão de registros de representação semiótica. A pesquisa de natureza qualitativa teve seu percurso metodológico traçado em um contexto de ensino remoto, envolvendo a análise de registros escritos e entrevistas com os alunos, envolvidos com a resolução de tarefas propostas. A análise da produção de informações geradas com os alunos teve o propósito de responder a seguinte questão de investigação: quais as implicações no processo de ensino-aprendizagem do objeto matemático inequação do 1º grau ao se trabalhar com a conversão de registros de representação semiótica em uma turma da 1ª série do ensino médio? Como resultado de pesquisa destacamos a importância de se trabalhar com múltiplos registros de representação semiótica, apesar da pouca interação e produção escrita dos alunos em contexto de ensino remoto, observamos avanços na aprendizagem, a partir da análise da mobilização e coordenação das representações semióticas entre registros. A análise da atividade de conversão das representações semióticas mostrou-nos a necessidade de investir nas aulas de matemática, no processo de comunicação pela linguagem matemática, tanto em nível oral quanto escrito, para que os alunos construam significados sobre o conceito de inequação. Destacamos também o fato de existirem poucas pesquisas abordando a teoria de registros de representação semiótica no processo ensino-aprendizagem envolvendo estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio, no estudo de inequação, o que constitui um terreno fértil para novas investigações.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3828595838017409por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil