dc.contributor.author | Cetra, Janete Castaldi Ortiz | |
dc.date.accessioned | 2021-05-13T12:32:52Z | |
dc.date.available | 2021-05-13T12:32:52Z | |
dc.date.issued | 2021-02-18 | |
dc.identifier.citation | CETRA, Janete Castaldi Ortiz. Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14255 | |
dc.description.abstract | Difficulties in learning mathematical content and the lack of motivation on the part of students leads that most of them do not acquire elementary skills for school stages. When presenting or elaborating a magic, the student gets involved with the activity and interacts with colleagues. Once this experience may become interesting and pleasurable, it may facilitate the learning of the contents covered. Therefore, it is necessary to use alternative strategies that raise the desire of learning mathematics. This work aims to present mathematical magics as a didactic alternative for learning the subject in question. In this qualitative research of a bibliographic nature, 20 magics from the book Magics, Mathematics and other mysteries were analyzed and related to the mathematical content covered in the Elementary - Final Years - and in High School. In addition, the analysis also included the skills recommended by the BNCC and contributions from of the playful formats defended by Vygotsky. It was identified 21 contents of Mathematics in Basic Education and 19 skills present in BNCC, which enables the use of this research as a support material in this phase of teaching. Thus, this study points out an alternative method for mathematics classes in order to develop the skills proposed by BNCC. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Mágicas Matemáticas | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Playful | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Mathematics Magical | por |
dc.title | Mágicas para o ensino de aritmética: uma análise sob a ótica da teoria sócio-histórica de Vygotsky e da BNCC | por |
dc.title.alternative | Magics for teaching arithmetic: an analysis from the perspective of Vygotsky's socio-historical theory and the BNCC rules | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Rogério Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | por |
dc.description.resumo | A dificuldade de aprendizagem dos conteúdos matemáticos e a falta de motivação por parte dos alunos fazem com que a maioria deles não adquiram habilidades elementares para as etapas escolares. Ao apresentar ou elaborar uma mágica, o estudante terá envolvimento com a atividade e interação com os colegas, podendo a experiência tornar-se interessante e prazerosa e, assim, facilitar o aprendizado dos conteúdos abordados. Dessa forma, faz-se necessário o uso de estratégias alternativas que despertem no aluno o prazer de aprender matemática. Este trabalho objetiva apresentar mágicas matemáticas que podem vir a ser uma alternativa didática para o aprendizado da disciplina em questão. Nesta pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, foram analisadas 20 mágicas do livro Mágicas, Matemática e outros mistérios, às quais foram associados os conteúdos matemáticos abordados nos Ensinos Fundamental – Anos Finais – e Médio, as habilidades preconizadas pela BNCC e, ainda, uma análise do ponto de vista das contribuições dos aspectos lúdicos defendidos por Vygotsky. Nas mágicas presentes nesta obra, foram identificados 21 conteúdos de Matemática na Educação Básica e 19 habilidades presentes na BNCC, o que viabiliza a utilização da obra como material de apoio nessa fase do ensino. Assim, este estudo aponta uma alternativa para as aulas de Matemática no sentido de desenvolver as habilidades propostas pela BNCC. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4033470780543602 | por |