dc.contributor.author | Pereira, Jordana Dias | |
dc.date.accessioned | 2021-05-19T11:53:08Z | |
dc.date.available | 2021-05-19T11:53:08Z | |
dc.date.issued | 2021-03-24 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Jordana Dias. As políticas penais e de segurança pública de FHC a Bolsonaro: um estudo sobre rupturas e continuidades na Nova República. 2021. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14279. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14279 | |
dc.description.abstract | This dissertation deals with the production of criminal and public security policies in the New Republic. Through bibliographic review and analysis of biographies, speeches, government intention programs, and normative acts and bills issued by the Federal Executive Branch from 1997 (year in which the National Secretariat of Public Security was formed) to 2020, one can find some elements of continuities and ruptures. The study falls within the sociology of punishment with a focus on the analytical framework created by David Garland. Following his analytical model, it is possible to affirm that from FHC to Temer the answers regarding the question of an increase in crime have a character that is sometimes more reactive, sometimes more assuring. In addition to this, in the period between the aforementioned presidents, to a greater or lesser extent, efforts were made to create instruments for the development of public security policies. This model, however, proved to be limited when analyzing the current experience. In Bolsonaro, one finds a fourth type, the anti-modern response. These dynamics of criminal and public security policy production in Brazil are explained on the one hand, by a more global trend such as Modern Penal Rationality supported also by punitive populism and is marked by the context of neoliberalism; and on the other hand, in the particularities of the country, which are marked by a late - and never concluded - modernization process and low-intensity citizenship. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | SENASP | por |
dc.subject | Nova República | por |
dc.subject | Racionalidade penal moderna | por |
dc.subject | Populismo punitivo | por |
dc.subject | Políticas Penais e de Segurança Pública | por |
dc.subject | Controle do crime | por |
dc.subject | New Republic | eng |
dc.subject | Modern penal rationality | eng |
dc.subject | Punitive populism | eng |
dc.subject | Criminal and Public Security Policies | eng |
dc.subject | Crime control | eng |
dc.title | As políticas penais e de segurança pública de FHC a Bolsonaro: um estudo sobre rupturas e continuidades na Nova República | por |
dc.title.alternative | Criminal and public safety policies from FHC to Bolsonaro: a study on ruptures and continuities in the New Republic | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sinhoretto, Jacqueline | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7743699562476490 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação trata da produção de políticas penais e de segurança pública na Nova República. Por meio de revisão bibliográfica e de análise das biografias, dos discursos, dos programas de intenção dos governos, e dos atos normativos e projetos de lei emitidos pelo do Poder Executivo federal de 1997 (ano de criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública) a 2020, encontram-se alguns elementos de continuidades e de rupturas. O estudo se insere dentro da sociologia da punição com enfoque no quadro analítico criado por David Garland. Seguindo seu modelo analítico, é possível afirmar que de FHC a Temer as respostas encontradas para a questão do aumento da criminalidade têm um caráter ora mais reativo, ora mais garantista. Além disso, no período entre os presidentes citados, em maior ou menor medida, buscou-se criar instrumentos para o desenvolvimento de políticas de segurança pública. Este modelo, no entanto, se mostrou limitado para analisar a experiência atual. Em Bolsonaro, se encontra um quarto tipo de resposta, a anti-moderna. Estas dinâmicas da produção de políticas penais e de segurança pública no Brasil encontram explicações por um lado, em uma tendência mais global como a Racionalidade Penal Moderna sustentada também pelo populismo punitivo e marcada pelo contexto do neoliberalismo; e de outro, nas particularidades do país marcado por um processo de modernização tardio - e nunca concluído - e uma cidadania de baixa intensidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8555765096768432 | por |