dc.contributor.author | Fonseca, Christiany Regina | |
dc.date.accessioned | 2021-06-05T10:54:31Z | |
dc.date.available | 2021-06-05T10:54:31Z | |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, Christiany Regina. De camelô a empreendedor: os “lojistas” do Shopping Popular de Cuiabá. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14342. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14342 | |
dc.description.abstract | In the 1990s, camelôs1 who worked in the streets and squares of Cuiabá were relocated in a new
space, still precarious and far from the city center. Over the years, this space has undergone
transformations, guaranteeing a "mall" structure. Workers, formerly informal, are now
registered and legalized, their activities have been reframed, with the entrepreneurial ideal, a
term by which they have come to identify themselves. This research aimed to understand how
this reframing took place, and to what extent the entrepreneurship idea was incorporated by
workers, as well, as their perceptions about the galerização2 policies implemented by the
government, which were questioned by them for a long time. The analytical framework sought
to recover the debate on informality and its transformations in recent decades, in a context of
more flexible work relations and neoliberal polices. And also, the importance of social networks
to understand the strategies used by workers to stay in the activity. The workers, now small
entrepreneurs, of Shopping Popular de Cuiabá (MT) were empirical. The research consisted of
observation of the work, application of questionnaires to build a profile of these workersentrepreneurs and in-depth interviews. We note the internalization of the entrepreneurial ideals
and the erasure of the previous history as camelôs, which is reflected, among other things, as
they reinterpret the public policies of business activity. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Camelôs | por |
dc.subject | Shopping Popular de Cuiabá | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Empresarização | por |
dc.subject | Entrepreneurship | eng |
dc.title | De camelô a empreendedor: os “lojistas” do Shopping Popular de Cuiabá | por |
dc.title.alternative | From camelô to entrepreneur: the “shopkeepers” of Shopping Popular de Cuiabá | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Jacob Carlos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9244132532446607 | por |
dc.description.resumo | Na década de 1990, os camelôs que atuavam nas ruas e praças de Cuiabá foram realocados em
um novo espaço, ainda precário e distante do centro da cidade. Ao longo dos anos, tal espaço
passou por transformações, garantindo uma estrutura de “shopping”. Os trabalhadores, antes na
informalidade, agora são registrados e legalizados, suas atividades foram ressignificadas, com
o ideário empreendedor, termo pelo qual estes passaram a se identificar. Esta pesquisa teve por
objetivo compreender como se deu essa ressignificação, e em que medida o ideário do
empreendedorismo foi incorporado pelos trabalhadores, assim como suas percepções acerca
das políticas de galerização implementadas pelo poder público, que foram por muito tempo
questionadas por eles. O referencial analítico buscou recuperar o debate sobre informalidade e
suas transformações nas últimas décadas, num contexto de flexibilização das relações de
trabalho e políticas de cunho neoliberal. E também, a importância das redes sociais para
compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem na atividade. Teve
como empiria os trabalhadores, agora pequenos empresários, do Shopping Popular de Cuiabá
(MT). A pesquisa constou de observação do trabalho, aplicação de questionários para a
construção de um perfil desses trabalhadores-empresários de si e entrevistas em profundidade.
Constatamos a interiorização do ideário empreendedor e um apagamento da história anterior
enquanto camelôs, que se reflete entre outras coisas, como reinterpretam as políticas públicas
de empresarização da atividade | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6287757695933494 | por |