Show simple item record

dc.contributor.authorSalgado, Gladys
dc.date.accessioned2021-06-23T18:32:01Z
dc.date.available2021-06-23T18:32:01Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationSalgado, Gladys. O ensino de avaliação psicológica no estado de São Paulo: análise dos programas das disciplinas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14414.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14414
dc.description.abstractPsychological Assessment (PA) is a fundamental tool for psychologists and its teaching has been historically neglected. For this reason, this study aimed to characterize PA teaching in the state of São Paulo. For this purpose, the course hours’ load, course name, semester of occurrence, number of courses offered and the course contents of this psychological knowledge area were considered. 121 syllabus belonging to 33 undergraduate programs of 31 universities were analyzed. These programs offer an average of 3.7 PA courses and 249 hours’ load. The results revealed insufficient time to minimally treat the basic subjects of this knowledge field. A plurality of the courses names was also observed, a factor that indicates the lack of a common language in the area. Regarding the course contents, 18 categories of analysis were created. Psychological Tests was the most recurrent one and covered the theoretical aspects of these instruments, including psychometric characteristics. Ethics and Legislation was the second category with the highest incidence, indicating an advance. However, the results indicated the persistence of an essentially technicist training, emphasizing the application and interpretation of tests procedures that mostly investigate personality and intelligence. The research found a wide variety of psychological tests, 82 in total, in the syllabuses. The Wechsler scales and the Thematic Apperception Tests collection in PA teaching were two of those that stands out. In conclusion, many aspects of PA teaching could be transformed to achieve minimum quality criteria, conforming to the scientific guidelines of this field.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectConteúdo programáticopor
dc.titleO ensino de avaliação psicológica no estado de São Paulo: análise dos programas das disciplinaspor
dc.title.alternativePsychological assessment teaching in the state of São Paulo: analysing course contentseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Muniz, Monalisa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9444899939943716por
dc.description.resumoA Avaliação Psicológica (AP) é uma ferramenta fundamental para profissionais de Psicologia e seu ensino foi historicamente negligenciado. Por esta razão, o presente estudo teve como objetivo caracterizar o ensino da AP no Estado de São Paulo. Para tanto foram considerados a carga horária, nomenclatura, semestre de ocorrência, quantidade de disciplinas ofertadas e os conteúdos dos programas de disciplinas obrigatórias relacionadas à área. Foram analisados 121 planos de ensino pertencentes a 33 cursos de Psicologia com grades curriculares específicas, referentes a 31 IES. Inicialmente verificou-se uma média de 3,7 disciplinas de AP e de 249 horas totais por curso. Estes números são considerados insuficientes para tratar minimamente os assuntos básicos deste campo de saber. Observou-se também uma pluralidade nas nomenclaturas de disciplinas, fator que indica a falta de uma linguagem comum na área. As disciplinas encontraram-se distribuídas do primeiro ao oitavo semestre, com ênfase no quinto, sexto e quarto semestres, respectivamente. Com relação ao conteúdo dos programas, foram criadas 18 categorias de análise, Testes Psicológicos foi a mais recorrente e abarcou os aspectos teóricos destes instrumentos, incluindo suas características psicométricas. Ética e Legislação foi a segunda categoria de maior incidência, indicando um avanço nesta questão. Contudo, os resultados indicaram permanência de um enfoque essencialmente tecnicista, com destaque para os procedimentos de aplicação e interpretação de testes que investigam, em sua maioria, os construtos personalidade e inteligência. Foi apurada uma grande variedade de testes psicológicos ensinados nos planos de ensino, 82 no total. Destaca-se a alta adoção das escalas Wechsler e da coleção de Testes de Apercepção Temática no ensino de AP. Pode-se concluir que muitos aspectos do ensino da AP precisam ser transformados para se alcançar critérios mínimos de qualidade, conformando-se às diretrizes de ensino e produção científica da área, bem como enfatizando uma abordagem mais ampla do processo de AP.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9444899939943716por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal