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dc.contributor.authorFrighetto, Gisele Novaes
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:21Z
dc.date.available2007-07-11
dc.date.available2016-06-02T19:25:21Z
dc.date.issued2005-10-18
dc.identifier.citationFRIGHETTO, Gisele Novaes. Imagens do Brasil (análise do nacionalismo na adaptação de um romance histórico para a televisão).. 2005. 234 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1445
dc.description.abstractThe adaptation from A Muralha, a historical novel written by Dinah Silveira de Queiroz, into a television soap opera, express, among other aspects, the transmission of national myths and symbols into television soap operas as a common practice. A Muralha was broadcasted by Globo Channel during The 500 years Celebration of Brazil Discovery, in 2000, and it had the paulista excursions as the main theme. Besides that, this soap opera recovered national Brazilian character ideologies, similarly to what The 500 years Celebration did. At this time, we could see the celebration of Nation s birth, and, in order to achieve a better understanding about this subject, we studied European nationalism and its consequences in Brazil during 19th and 20th centuries. We analyzed the potential of the historical novels to integrate the nationally imagined communities and we saw how television, Globo Channel specifically, gradually took the part of transmitting Images of Brazil through soap operas, to a wide audience and many times in partnership with the Brazilian State. The exhibition of the soap opera A Muralha happened in this context, from January 4 to March 28 in 2000.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectNacionalismopor
dc.subjectRomance históricopor
dc.subjectMinissériepor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectNationalismeng
dc.subjectHistorical noveleng
dc.subjectTelevisioneng
dc.subjectSoap operaeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.titleImagens do Brasil (análise do nacionalismo na adaptação de um romance histórico para a televisão).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pellegrini, Tânia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0280434883580627por
dc.description.resumoA adaptação do romance histórico A Muralha, de Dinah Silveira de Queiroz, para a minissérie homônima, nos permite perceber, dentre outros aspectos, a transposição de mitos e símbolos de nacionalidade para a televisão enquanto procedimento recorrente nas narrativas televisivas. Exibida pela Rede Globo de Televisão, durante as Comemorações dos 500 anos de Descobrimento do Brasil, no ano de 2000, a minissérie tem como tema o bandeirantismo paulista e opera uma retomada de ideologias do caráter nacional brasileiro, semelhantemente à ocasião comemorativa na qual foi exibida. Nesse momento, vimos a celebração do nascimento da nação e, para melhor entender de que maneira esta foi feita, nos dirigimos ao nascimento do princípio de nacionalidade europeu e às suas formulações no Brasil ao longo dos séculos XIX e XX. Analisamos o potencial do romance histórico para integração das comunidades imaginadas nacionalmente e vimos como a televisão, especialmente a Rede Globo de Televisão, gradativamente passou a desempenhar esse papel no Brasil, veiculando constantemente imagens do Brasil por meio de suas telenovelas e minisséries, com enorme alcance junto à população, e muitas vezes em parceria com o Estado. Nesse panorama insere-se a exibição da minissérie histórica A Muralha, de 04 de janeiro a 28 de março de 2000.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::COMPORTAMENTO POLITICO::CLASSES SOCIAIS E GRUPOS DE INTERESSEpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1475461301665423por


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