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dc.contributor.authorMachado, Maria Rúbia Santos
dc.date.accessioned2021-06-29T19:39:35Z
dc.date.available2021-06-29T19:39:35Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationMachado, Maria Rúbia Santos. Massas digitais: Uma reflexão psicanalítica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14460.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14460
dc.description.abstractThe book Group Psychology and the Analysis of the Ego (1921) completes 100 years and its theory is more present than ever. At a time when the dissemination of conversations and information is extremely facilitated by social networks, we can note that the formation of groups followed the same trend and, consequently, new symptoms are observed. The purpose of this study is to understand how the groups are constituted in social networks, to inquire about which figure guides these processes, and to assess possible effects of this influence. As a result, we propose parallels between groups and social networks and between group leaders and influencers. The reflections developed in this research open possibilities for new studies that aim to understand contemporary social and psychic formations.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicanálisepor
dc.subjectMassaspor
dc.subjectRedes sociaispor
dc.subjectLíderpor
dc.subjectInfluenciadorespor
dc.subjectPsychoanalysiseng
dc.subjectGroupseng
dc.subjectSocial networkseng
dc.subjectLeadereng
dc.subjectInfluencerseng
dc.titleMassas digitais: Uma reflexão psicanalíticapor
dc.title.alternativeDigital groups: A psychoanalytic reflectioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Câmara, Leonardo Cardoso Portela
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0876503068661138por
dc.description.resumoO livro Psicologia das Massas e Análise do Ego, escrito por Freud e publicado em 1921, completa 100 anos e sua teoria se faz mais presente do que nunca. Em uma época na qual a disseminação de conversas e informações se encontra extremamente facilitada pelas redes sociais, podemos notar que a formação de grupos seguiu a mesma tendência e, por consequência, novos sintomas são observados. O propósito deste estudo é entender como as massas se constituem nas redes sociais, interrogar sobre qual figura norteia esses processos, e avaliar possíveis efeitos dessa influência. Como resultado, propomos paralelos entre massas e redes sociais e entre líderes das massas e influenciadores. As reflexões desenvolvidas nesta pesquisa abrem possibilidades para novos estudos que visem compreender as formações sociais e psíquicas da contemporaneidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6209109296761303por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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