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dc.contributor.authorSousa, Raiane Silva
dc.date.accessioned2021-07-01T13:28:26Z
dc.date.available2021-07-01T13:28:26Z
dc.date.issued2021-06-29
dc.identifier.citationSousa, Raiane Silva. Itinerários terapêuticos de estudantes universitários em situação de sofrimento psíquico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14488.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14488
dc.description.abstractThe need of mental health care among college students is known by previous researches. Likewise, the many manifestations of psychological suffering has been investigated. From that, caring actions may emerge spontaneously, but they are also headed by the Plano Nacional de Assistência Estudantil, valid since 2010, which aims to reduce the federal undergraduate student’s retention and evasion. Among the established axes, health care is highlighted in this research, which aimed to understand the therapeutic paths of college students in a psychological suffering situation, understanding therapeutic itineraries as the search for health preservation. Individual semi-structured interviews were used, guided by the theoretical framework of the Life Story. The participants were dive undergraduate students from the Federal University of São Carlos, São Carlos campus, who had been studying in the institution for more than six months, over 18 years old. For data analysis, the theoretical references of Public Health and Psychosocial Care were used. After identifying the therapeutic paths, three analytical categories were formulated: i) elements of society and the university and the impacts on the psychic apparatus; ii) identification and characteristics of reported psychic sufferings and iii) common elements to therapeutic paths. It was possible to understand the therapeutic paths in their singularities, considering the personal stories and the provision of resources of each one. Common elements are important because they allow for broadening the debate to Public Health. Based on the results, we seek to strengthen the actions of prevention, promotion and mental health care for university students, both in this context and in the local psychosocial care services.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectItinerário terapêuticopor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectSofrimento psíquicopor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.titleItinerários terapêuticos de estudantes universitários em situação de sofrimento psíquicopor
dc.title.alternativeTherapeutic paths of college students in a psychological suffering situationeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Bleicher, Taís
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9075358493860166por
dc.description.resumoA necessidade de cuidado em saúde mental por parte dos estudantes universitários é conhecida na literatura. Da mesma forma, têm sido investigados os sofrimentos psíquicos em suas diversas manifestações. Diante disso, ações de cuidado surgem espontaneamente, mas também são direcionadas pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil, vigente desde 2010, que objetiva diminuir a retenção e evasão de estudantes de graduação de universidades e institutos federais. Para isso, dentre os eixos instituídos, a atenção à saúde é destacada na presente pesquisa, que teve como objetivo compreender os itinerários terapêuticos de universitários em situação de sofrimento psíquico, entendendo itinerários terapêuticos como a busca que se faz para preservação da saúde. Utilizou-se de entrevistas semiestruturadas individuais, orientadas pelo referencial teórico da História de Vida. Participaram da pesquisa cinco estudantes de graduação da Universidade Federal de São Carlos, do campus São Carlos, vinculados há mais de seis meses na instituição, maiores de 18 anos. Para análise de dados, dialogou-se com referenciais teóricos de Saúde Coletiva e da Atenção Psicossocial. Identificados os itinerários terapêuticos, foram formuladas três categorias analíticas: i) elementos da sociedade e da universidade e os impactos no aparelho psíquico; ii) identificação e características dos sofrimentos psíquicos relatados e iii) elementos comuns aos itinerários terapêuticos. Foi possível compreender os itinerários terapêuticos em suas singularidades, considerando as histórias de vidas pessoais e as disposições de recursos de cada um. Elementos comuns têm importância por apontarem permitirem ampliar o debate à Saúde Coletiva. A partir dos resultados, busca-se fortalecer as ações de prevenção, promoção e cuidado da saúde mental do universitário, tanto neste contexto, quanto na rede de atenção psicossocial local.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4725195231748415por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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