Mostrar el registro sencillo del ítem
A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático
dc.contributor.author | Gobbi, Izabel | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:25:22Z | |
dc.date.available | 2007-10-25 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:25:22Z | |
dc.date.issued | 2006-10-09 | |
dc.identifier.citation | GOBBI, Izabel. A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático.. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1448 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Sao Carlos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Antropologia educacional | por |
dc.subject | Temática indígena | por |
dc.subject | Diversidade cultural e racial | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Estereótipos | por |
dc.subject | Etnocentrismo | por |
dc.title | A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Machado, Igor José de Renó | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4705450652848752 | por |
dc.description.resumo | O objetivo geral desta dissertação foi analisar a maneira como é tratada a temática indígena nos livros didáticos de História, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, avaliados e recomendados pelo Ministério da Educação, nos anos de 1999 a 2005, livros estes que são distribuídos às escolas públicas de todo o país. Para que os objetivos fossem alcançados, foi necessária a coleta de um número estatisticamente relevante de livros didáticos para a análise; foram realizadas visitas ao MEC e consultas ao seu acervo. Por meio de informações advindas do MEC, foi investigada a trajetória das medidas governamentais relativas aos livros didáticos, assim como a legislação concernente à educação e à diversidade cultural. Também foi realizado um detalhado levantamento bibliográfico a cerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado à temática indígena nos livros didáticos. O enorme interesse pela Etnologia Indígena e pela possibilidade de transmissão de seus conhecimentos a um público mais amplo motivaram a realização da presente pesquisa. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSo | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | por |