Show simple item record

dc.contributor.authorGobbi, Izabel
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:22Z
dc.date.available2007-10-25
dc.date.available2016-06-02T19:25:22Z
dc.date.issued2006-10-09
dc.identifier.citationGOBBI, Izabel. A temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático.. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1448
dc.description.sponsorshipUniversidade Federal de Sao Carlos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAntropologia educacionalpor
dc.subjectTemática indígenapor
dc.subjectDiversidade cultural e racialpor
dc.subjectLivros didáticospor
dc.subjectEstereótipospor
dc.subjectEtnocentrismopor
dc.titleA temática indígena e a diversidade cultural nos livros didáticos de história: uma análise dos livros recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didáticopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Igor José de Renó
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4705450652848752por
dc.description.resumoO objetivo geral desta dissertação foi analisar a maneira como é tratada a temática indígena nos livros didáticos de História, de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, avaliados e recomendados pelo Ministério da Educação, nos anos de 1999 a 2005, livros estes que são distribuídos às escolas públicas de todo o país. Para que os objetivos fossem alcançados, foi necessária a coleta de um número estatisticamente relevante de livros didáticos para a análise; foram realizadas visitas ao MEC e consultas ao seu acervo. Por meio de informações advindas do MEC, foi investigada a trajetória das medidas governamentais relativas aos livros didáticos, assim como a legislação concernente à educação e à diversidade cultural. Também foi realizado um detalhado levantamento bibliográfico a cerca do livro didático no Brasil e do tratamento dispensado à temática indígena nos livros didáticos. O enorme interesse pela Etnologia Indígena e pela possibilidade de transmissão de seus conhecimentos a um público mais amplo motivaram a realização da presente pesquisa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record