dc.contributor.author | Leite, Giulia Vecchia Mello de Castro | |
dc.date.accessioned | 2021-07-01T17:05:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-01T17:05:02Z | |
dc.date.issued | 2021-06-21 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Giulia Vecchia Mello de Castro. Ensino de ciências da natureza e recursos didáticos para estudantes com deficiência e com transtorno do espectro autista: um estudo bibliográfico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14494. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14494 | |
dc.description.abstract | This bibliographic research discusses a review of scientific works in the field of teaching Natural Sciences on the production of didactic-pedagogical resources in the context of inclusive education. From the survey through the digital platforms SciELO, CAPES, BDTD, and Google academic, 111 papers were selected, among them articles, event proceedings, dissertations, theses, monographs, and term papers, in the period between 2008 and 2020. The analysis aimed to highlight the diversity, creation, and use of resources in the teaching and learning process of students linked to special education in basic education. The results showed a higher frequency of studies on making resources for students with visual impairment recurrently tactile-visual models for high school. Among the Natural Sciences, there were more publications in the areas of Biological and Chemical Sciences. In the end, it should be noted that, despite being the public of special education with the highest number of enrollments in schools, the amount of research on the theme focused on intellectual disability, as well as on the autism spectrum disorder, is still scarce. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | por |
dc.subject | Recursos didático-pedagógicos | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Ciências da natureza | por |
dc.subject | Inclusive education | por |
dc.subject | Didactic-pedagogical resources | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Natural sciences | eng |
dc.title | Ensino de ciências da natureza e recursos didáticos para estudantes com deficiência e com transtorno do espectro autista: um estudo bibliográfico | por |
dc.title.alternative | Teaching natural sciences and didactic resources for students with disabilities and autism spectrum disorder: a bibliographic study | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Dainez, Débora | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4671868444231806 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa bibliográfica discorre a respeito de uma revisão de trabalhos científicos na área do ensino de Ciências da Natureza sobre a produção de recursos didático-pedagógicos no contexto da educação inclusiva. A partir do levantamento por meio das plataformas digitais SciELO, CAPES, BDTD e Google acadêmico, foram selecionados 111 trabalhos, dentre eles artigos, anais de evento, dissertações, teses, monografias e trabalhos de conclusão de curso, no período entre 2008 e 2020. As análises tiveram o objetivo de evidenciar a diversidade, a criação e o uso de recursos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos vinculados à educação especial na educação básica. Os resultados mostraram maior frequência de estudos sobre a confecção de recursos para alunos com deficiência visual, recorrentemente modelos táteis-visuais para o ensino médio. Dentre as Ciências da Natureza, houve mais publicações nas áreas das Ciências Biológicas e Químicas. Ao final, nota-se que, apesar de ser o público da educação especial com maior número de matrículas nas escolas, a quantidade de pesquisas sobre a temática voltadas à deficiência intelectual, assim como ao transtorno do espectro autista, ainda é escassa. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6687654016115088 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |