Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Claudemir José dos
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:23Z
dc.date.available2007-11-19
dc.date.available2016-06-02T19:25:23Z
dc.date.issued2007-04-18
dc.identifier.citationSANTOS, Claudemir José dos. Futebol se aprende na escola : novas práticas de sociabilidade esportiva no contexto urbano.. 2007. 130 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1455
dc.description.abstractOur aim is to investigate the complex process of learning football in Brazil. The focus of our analysis will be an average size city in São Paulo countryside. Usually, this learning process is related to essential factors which are linked to the representations of playing typically brazilian football, that means a natural gift. Which is completely different from the process that is symbolically and materially built. We will focus our discussion in the phenomenon of the football schools , both the public and the private ones, as an example of co-participation in this process. The origin of these football schools in the seventies and eighties brought different conceptions about the way of playing, learning and representing football in the country. On the other hand, it increased the investments in social policies of leisure related to the youth. While we tried to understand this process, making use of theoretical instruments of Social Science, we could comprehend an important part of the sport sociability spread in some brazilian urban centers.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectProjeto sócio-educacionalpor
dc.subjectEscola de futebolpor
dc.subjectAntropologiapor
dc.subjectFootballeng
dc.subjectFootball schoolseng
dc.subjectSocial projectseng
dc.subjectAnthropologyeng
dc.titleFutebol se aprende na escola : novas práticas de sociabilidade esportiva no contexto urbano.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Toledo, Luiz Henrique de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4792025T7por
dc.description.resumoNesta dissertação procuramos investigar o complexo processo de aprendizagem do futebol no Brasil, focando uma cidade média do interior de São Paulo. Geralmente, tal processo é atribuído aos fatores mais essencializados que permeiam as representações do jogar à brasileira (dom, jeito inato), distanciando a apreensão do fenômeno como uma construção simbólica e material essencialmente constitutivas. Procuraremos retomar essa discussão, tendo como recorte empírico o fenômeno emergente das chamadas "escolinhas de futebol" (públicas e privadas) como co-partícipes desse processo. Por um lado, o surgimento dessas escolinhas , nas décadas de 70 e 80, trouxe à tona a contraposição entre diferentes concepções sobre as formas do jogar, aprender e representar o futebol no país e, por outro lado, fomentou os investimentos de políticas sociais de lazer mais voltadas à juventude. Compreender esse processo é possibilitar, a partir do instrumental teórico e metodológico das Ciências Sociais, a apreensão de uma importante faceta da sociabilidade esportiva disseminada em alguns centros urbanos brasileiros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6200966011362523por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record