Mostrar el registro sencillo del ítem
A interdisciplinaridade no EPEA à luz da vertente de Educação Ambiental Crítico-Transformadora
dc.contributor.author | Godinho, Bárbara Armando | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T16:47:20Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T16:47:20Z | |
dc.date.issued | 2021-06-23 | |
dc.identifier.citation | GODINHO, Bárbara Armando. A interdisciplinaridade no EPEA à luz da vertente de Educação Ambiental Crítico-Transformadora. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14580. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14580 | |
dc.description.abstract | The research aimed to analyze the annals of the Research Meeting in Environmental Education (EPEA), in order to understand how researchers have been approaching the conception of Interdisciplinarity in the area of Environmental Education, in the light of the Freirean Critical-Transforming Environmental Education. A qualitative survey was carried out via document analysis of articles published in EPEA, in the period of 2001 to 2019. For this purpose, 898 works were selected on the event's website. At first, articles that presented the keyword "interdisciplinarity" were selected, followed by the selection of those works that aimed at school context, and finally, we selected those which the conception of interdisciplinarity are centered on the interdisciplinary subject or object. It was concluded that among the 72 works that mention interdisciplinarity, only 2 (2.78%) refer to the interdisciplinary subject and 7 (9.72%) to the interdisciplinary object, but none of them are in line with the concept of interdisciplinarity advocated in the Freirean Critical-Transforming Environmental Education. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | EPEA | por |
dc.subject | Sujeito interdisciplinar | por |
dc.subject | Objeto interdisciplinar | por |
dc.subject | Temas geradores | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Interdisciplinary subject | por |
dc.subject | Interdisciplinary object | por |
dc.subject | Generating themes | por |
dc.title | A interdisciplinaridade no EPEA à luz da vertente de Educação Ambiental Crítico-Transformadora | por |
dc.title.alternative | Interdisciplinarity at EPEA in the light of education critical-transforming environmental | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Juliana Rezende | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa teve como objetivo analisar os anais do Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), a fim de entender como os pesquisadores vêm abordando a concepção de Interdisciplinaridade na área de Educação Ambiental, à luz da vertente da Educação Ambiental Crítico-Transformadora Freireana. Realizou-se uma pesquisa qualitativa em educação, via análise documental dos artigos publicados no EPEA, no período de 2001 a 2019. Para tal, foram selecionados 898 trabalhos, no site do evento. Em um primeiro momento foram selecionados artigos que apresentavam a palavra-chave interdisciplinaridade, seguido da seleção daqueles trabalhos que estão voltados ao contexto escolar, e por fim, separamos aqueles trabalhos em que a concepção de interdisciplinaridade está centrada no sujeito interdisciplinar ou no objeto interdisciplinar. Concluiu-se que dentre os 72 trabalhos que fazem menção à interdisciplinaridade, apenas 2 (2,78%) se referem ao sujeito interdisciplinar e 7 (9,72%) ao objeto interdisciplinar, mas nenhum deles está em consonância com a concepção de interdisciplinaridade advogada pela vertente de Educação Ambiental Crítico-Transformadora Freireana. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5358477886447622 | por |
dc.publisher.course | Ciências Biológicas - CBL-So | por |