Show simple item record

dc.contributor.authorVelozo, Carla Cristina Maia
dc.date.accessioned2021-07-14T16:54:14Z
dc.date.available2021-07-14T16:54:14Z
dc.date.issued2021-06-25
dc.identifier.citationVELOZO, Carla Cristina Maia. Uma sequência didática para o ensino e aprendizagem das cevianas no nono ano do ensino fundamental II. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14602.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14602
dc.description.abstractSchools have been concerned with student performance, aggravated by the existence of students with age and grade distortions, which requires a little more attention among school segments regarding the search for solutions to alleviate poor performance in the Mathematics subject. This study aims to analyze the results obtained with the application of a didactic sequence in the development of teaching and student learning in relation to cevians. Regarding the methodology, it is a descriptive and explanatory research, and a case study carried out at the school located in the city of Osasco, with structured questionnaires, with the objective of building the concepts of cevianas and some notable points of a triangle. The research had the participation of students from the 9th year of Elementary School, classes A, B, C, D and E, through 6 questionnaires with subjective questions, which had the initial objective of identifying what the student already knows about the subjects to be worked on, an end to building the concept of cevians. The results showed the students ability to differentiate the cevians (height, median and bisector), their characteristics, in such a way that they are able not only to construct geometrically but also to conceptualize them with precision, as well as to understand the concept of height; Affirming the importance of perpendicularity. In addition to presenting greater knowledge of the subjects covered in the geometry classroom. It is therefore concluded that the participation of the teacher in this teaching-learning process as a mediator is important, he must be motivated so that, whenever possible, he can innovate in his classes.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subjectGeometriapor
dc.subjectCevianaspor
dc.subject. Pontos Notáveispor
dc.subjectDidactic Sequencepor
dc.subjectGeometrypor
dc.subjectCevianspor
dc.subjectNotable Pointspor
dc.titleUma sequência didática para o ensino e aprendizagem das cevianas no nono ano do ensino fundamental IIpor
dc.title.alternativeA didactic sequence for the teaching and learning of cevians in the ninth grade of elementary school IIpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Massago, Sadao
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1915704875970931por
dc.description.resumoAs escolas têm se preocupado com o desempenho dos estudantes, agravado pela existência de alunos com distorção de idade e série, o que requer um pouco mais de atenção entre os segmentos da escola quanto à procura por soluções que amenizem o mau desempenho na disciplina de Matemática. O presente estudo tem como objetivo, analisar os resultados obtidos com a aplicação de uma sequência didática no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos em relação às cevianas. No que se refere à metodologia, trata-se de pesquisa, descritiva e explicativa, e um estudo de caso realizado junto à uma escola situada na cidade de Osasco, com questionários estruturados, com objetivo de construir os conceitos de cevianas e alguns pontos notáveis de um triângulo. A pesquisa contou com a participação dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, turmas A, B, C, D e E, através de 6 questionários com perguntas subjetivas, os quais tinham como objetivo inicial, identificar o que o aluno já conhece sobre os assuntos a serem trabalhados, a fim de construir o conceito das cevianas. Os resultados evidenciaram a capacidade dos alunos de diferenciar as cevianas (altura, mediana e bissetriz), suas características, de tal forma que seja capaz não só construir geometricamente como conceituar com precisão, bem como também, compreender o conceito de altura; Afirmando a importância da perpendicularidade. Além de apresentar maior conhecimento acerca dos assuntos tratados em sala de aula sobre geometria. Conclui-se então que, é importante a participação do professor nesse processo de ensino-aprendizagem como mediador, o mesmo deve estar motivado, para que, sempre que possível possa inovar em suas aulas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3263389121404200por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil