Show simple item record

dc.contributor.authorPatriota Pereira, Beatriz
dc.date.accessioned2021-08-10T12:29:52Z
dc.date.available2021-08-10T12:29:52Z
dc.date.issued2021-01-26
dc.identifier.citationPATRIOTA PEREIRA, Beatriz. Ser tatuador/a, ser artista: uma análise sociológica sobre os processos de artificação da tatuagem na capital paulista. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14728.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14728
dc.description.abstractThis research proposes an empiric study on the tattoo artification processes and starts with the following question: what are the strategies and discourses developed by male and female tattoo artists for the practice be artified? Since the 1980s and 1990s, in Brazil, tattooing has gone through the processes of professionalization, commercialization, commodification, sanitation, regulation, field standardization and, finally, artification, changing the ways it is conceived socially. Thus, the research aims to understand the power relations and negotiations between male and female tattoo artists regarding the knowledge construction about artification practice in São Paulo. It also seeks to analyze how the association between tattoo and art materialized in the fields of production, mediation and reception; understand the dimensions negotiated by male and female tattooists in order to construct the artistic value of tattoo; and, finally, to reflect how generation, gender, race and class differences reverberate in tattoo artification. These purposes will be achieved through participant observation in the institutions that discuss tattoo as art, semi-structured interviews with male and female tattooists inserted in the process of tattoo artification in São Paulo, bibliographic research and theoretical discussion on body modification and art.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtepor
dc.subjectArtificaçãopor
dc.subjectTatuagempor
dc.subjectArteng
dc.subjectArtificationeng
dc.subjectTattooeng
dc.titleSer tatuador/a, ser artista: uma análise sociológica sobre os processos de artificação da tatuagem na capital paulistapor
dc.title.alternativeBe tattooist, be artist: a sociological analysis on tattoo artification processes in the city of São Pauloeng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Leite Júnior, Jorge
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7253561448346772por
dc.description.resumoEsta investigação propôs um estudo empírico sobre o processo de artificação da tatuagem e partiu da pergunta de pesquisa: quais são as estratégias e os discursos acionados por tatuadores para que a prática possa ser considerada uma forma de arte? Desde as décadas de 1980 e 1990, no Brasil, a tatuagem passa pelos processos de profissionalização, comercialização, mercantilização, higienização, medicalização, regulamentação, normatização do campo e, por fim, artificação, mudando as formas como ela é concebida socialmente. Assim, a pesquisa objetivou compreender as relações de poder e as negociações entre tatuadores na construção de saberes sobre a artificação da prática em São Paulo. Também teve em vista: analisar como se deu materialmente a associação entre tatuagem e arte nos âmbitos de produção, mediação e recepção; compreender quais são as dimensões negociadas por tatuadores na construção do valor artístico da tatuagem; e, por fim, refletir como as diferenças de geração, gênero, raça e classe são reverberadas para a artificação da tatuagem. Para tal, esta pesquisa valeu-se de observação participante nas instituições que discutem a tatuagem como arte, entrevistas semiestruturadas com tatuadores e tatuadoras que se inserem no processo de artificação da prática na capital paulista, exploração bibliográfica e discussão teórica sobre modificações corporais e arte.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpor
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2016/21546-0por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5963693138081949por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil