Show simple item record

dc.contributor.authorMelo, Natália Maximo e
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:26Z
dc.date.available2009-06-30
dc.date.available2016-06-02T19:25:26Z
dc.date.issued2008-09-26
dc.identifier.citationMELO, Natália Maximo e. SEBRAE e empreendedorismo : origem e desenvolvimento. 2008. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1476
dc.description.abstractEntrepreneurship is a term that has been present in the vocabulary of the Economy and the Administration and also in the common sense; however, rarely has been part of researches in social sciences. This dissertation describes the mains social actors who had contributed for the institutionalization of the entrepreneurship in the world. Moreover, it investigates one of the main actors that diffuse and support the entrepreneurship in Brazil: SEBRAE (Brazilian Service of Support to Micro and Small Companies). Describing it, we can identify how was introduced this subject (and term) in the programs of SEBRAE. Finally, the main of these programs, the Empretec, is investigated. It is co-coordinated by ONU and consists of a behavioral training which aim is to transform the behavior of individuals. Entrepreneurship seems in it not as academic concept with descriptive value, but as a prescriptive set of norms and values that guide and modify the perception of individuals.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectSociologia econômicapor
dc.subjectMicro e pequena empresapor
dc.subjectSEBRAEpor
dc.subjectCultura econômicapor
dc.subjectEmpretecpor
dc.subjectEconomic sociologyeng
dc.subjectEconomic cultureeng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.titleSEBRAE e empreendedorismo: origem e desenvolvimentopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Grün, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6028266827740491por
dc.description.resumoEmpreendedorismo é um termo que tem estado presente no vocabulário da Economia e da Administração e também no senso comum, no entanto, pouco tem feito parte das pesquisas das ciências sociais. Esta dissertação procura mapear os principais atores sociais que contribuíram para a institucionalização do empreendedorismo no mundo. Além disso, investiga um dos principais atores na difusão e apoio ao empreendedorismo no Brasil: o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Traçando um histórico desta entidade pode-se identificar como foi introduzido este tema (e termo) nos programas do SEBRAE. Por fim, investiga-se o principal destes programas, o Empretec, o qual é coordenado pela ONU e constitui-se de um treinamento comportamental que visa transformar a conduta dos indivíduos. O empreendedorismo, assim, se apresenta não como conceito acadêmico de valor descritivo, mas sim, como um conjunto prescritivo de normas e valores que orientam e alteram a percepção dos indivíduos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3166409854581684por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record