Show simple item record

dc.contributor.authorRibeiro, Pedro José Floriano
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:27Z
dc.date.available2004-11-17
dc.date.available2016-06-02T19:25:27Z
dc.date.issued2004-03-02
dc.identifier.citationRIBEIRO, Pedro José Floriano. Um partido em mutação: a transformação do PT e seus reflexos sobre as campanhas presidenciais (1989-2002).. 2004. 185 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1481
dc.description.abstractUnder a sartorian perspective, we characterized the Brazilian Workers Party (PT) as an anti-system party until the middle of the 90´s, because in some of their actions the party s objective was to cause symbolic impacts that could unlegitimize the Brazilian political system. Using the Panebianco s theoretical model, we try to explain how PT processed the institutional changes that made the party leaves gradually its anti-systemic character, making it possible its approach in relation to the centrist political forces that became clear in the presidential electoral campaign in 2002. Such migration toward the center nominated by political variable, and the quest for more competitiveness in a competitiveness variable were essential for the 2002 electoral campaign s modernization when Lula conquered the Presidency. This modernization was verified by an comparative cases study which compared this with the 1989 electoral campaign, very close to the non-modernized polo, according to un archetype constructed by Mancini and Swanson; the electoral campaigns analyzed represented reflections of the party s mutation.eng
dc.description.sponsorshipFinanciadora de Estudos e Projetos
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPartidos de esquerda e trabalhistaspor
dc.subjectEleiçõespor
dc.subjectCampanha eleitoralpor
dc.subjectPartido dos Trabalhadorespor
dc.subjectMídia e políticapor
dc.subjectPTeng
dc.subjectWorkers Partyeng
dc.subjectAnti-system partyeng
dc.subjectElectoral campaignseng
dc.subjectMedia and electionseng
dc.titleUm partido em mutação: a transformação do PT e seus reflexos sobre as campanhas presidenciais (1989-2002).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Azevedo, Fernando Antonio Farias de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4793934T8por
dc.description.resumoEm uma perspectiva sartoriana, caracterizamos o Partido dos Trabalhadores como um partido anti-sistema até meados dos anos 90, na medida em que algumas das ações partidárias buscavam causar impactos simbólicos deslegitimadores sobre o sistema político nacional. Lançando mão do modelo teórico de Panebianco, buscamos explicar como o PT processou as alterações institucionais que o fariam abandonar gradativamente este caráter anti-sistêmico, fazendo viável a aproximação em relação a forças políticas centristas que se tornou diáfana na campanha presidencial de 2002. Tal migração rumo ao centro que intitulamos de variável política, e a busca de maior competitividade eleitoral em uma variável de competitividade foram determinantes à modernização da campanha eleitoral petista que levou Lula à Presidência. Esta modernização foi verificada através de um estudo comparativo de casos que a contrapôs à campanha petista de 1989, muito próxima de um pólo nãomodernizado, conforme arquétipo traçado por Mancini e Swanson; as campanhas analisadas constituíram-se, assim, em reflexos da mutação da agremiação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.contributor.authorlatteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4775734U0por


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record