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Movimento negro no cenário brasileiro: embates e contribuições à política educacional nas décadas de 1980-1990.
dc.contributor.author | Rodrigues, Tatiane Cosentino | |
dc.date.accessioned | 2016-06-02T19:25:30Z | |
dc.date.available | 2005-05-31 | |
dc.date.available | 2016-06-02T19:25:30Z | |
dc.date.issued | 2005-04-12 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Tatiane Cosentino. Movimento negro no cenário brasileiro: embates e contribuições à política educacional nas décadas de 1980-1990.. 2005. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1499 | |
dc.description.sponsorship | Universidade Federal de Sao Carlos | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Negros | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Movimento negro | por |
dc.subject | Relações raciais | por |
dc.title | Movimento negro no cenário brasileiro: embates e contribuições à política educacional nas décadas de 1980-1990. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silvério, Valter Roberto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4784216Y5 | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho foi analisar o tratamento dado às reivindicações e propostas do movimento negro na definição de um novo projeto político-educacional para o Brasil. Esse debate foi particularmente acompanhado no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei no. 9.394/1996), em que o movimento negro e seus interlocutores políticos organizaram-se para influir no conteúdo das duas principais legislações que fundamentam e orientam as políticas educacionais, na tentativa de inserir a discussão da temática racial nesse processo a fim de que as políticas públicas em educação reconhecessem e valorizassem as características multiculturais da sociedade brasileira, em especial às referentes aos afrodescendentes. As críticas produzidas colocaram em questionamento um dos principais fundamentos da matriz educacional, sua orientação eurocêntrica e homogeneizadora, viabilizada por um discurso de democracia racial, que velou a persistência da desigualdade racial, oferecendo nova roupagem às teorias racistas. Constituíramse em fontes primárias desta pesquisa documentos oficiais, versões preliminares das duas legislações, os documentos produzidos pelo movimento negro e algumas entrevistas. Procurou-se cotejar o espaço de proposição dado ao movimento negro e à questão racial durante a elaboração desses dois documentos, atentando-se à forma e conteúdo dos projetos preliminares, tentando explicitar as alterações que lhes foram impressas e de que forma a questão racial foi abordada nesse processo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSo | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |