Show simple item record

dc.creatorMartins, Rennê
dc.date.accessioned2016-06-02T19:25:30Z
dc.date.available2006-05-03
dc.date.available2016-06-02T19:25:30Z
dc.date.issued2004-03-10
dc.identifier.citationMARTINS, Rennê. A construção social da imagem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na mídia e a consolidação do papel da dupla vocação: profissional e institucional.. 2004. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1501
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSociologia políticapor
dc.subjectProfissõespor
dc.subjectAdvogadospor
dc.subjectMídiapor
dc.titleA construção social da imagem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na mídia e a consolidação do papel da dupla vocação: profissional e institucional.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Bonelli, Maria da Glória
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4786462A8por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é estudar os advogados na imprensa escrita, em específico nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo . A notícia não é reflexo de tudo o que acontece na sociedade, ao contrário ela é socialmente construída. A construção social da imagem do advogado ocorre, em parte, nos meios de comunicação. A visibilidade das ações, opiniões, preocupações ou reivindicações do grupo profissional são importantes para a consolidação de sua imagem. Nesse espaço ocorrem também os embates com outros atores sociais. Essas dinâmicas são analisadas através do referencial teórico da Sociologia das Profissões. Observa-se como o grupo profissional reafirma suas fronteiras e identidade. A pesquisa busca responder como os advogados conseguem dar visibilidade pública às questões que dizem respeito ao seu caráter profissional, assim como ao caráter institucional de porta voz da sociedade. Enfim, buscou-se identificar como é construída a imagem do advogado na imprensa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais - PPGCSopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record