Show simple item record

dc.contributor.authorProença, Laís Isabele
dc.date.accessioned2021-10-21T11:39:24Z
dc.date.available2021-10-21T11:39:24Z
dc.date.issued2021-08-20
dc.identifier.citationPROENÇA, Laís Isabele. A mobilização dos registros de representação semiótica na prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem dos números racionais. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15032.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15032
dc.description.abstractThis research aimed to analyze how teaching practice interferes in the process of acquisition and articulation of different semiotic registers of rational numbers, in which the guiding question is presented How the pedagogical practice in the process of mathematical literacy, in the teaching of rational numbers, does it contribute to the mobilization of semiotic representation records?. In addition, I present the justification for the choice of the topic, in which I have been working for more than seven years only in public schools in the region of my city of Itaporanga-SP, I wonder why many students do not make connections of different representations of the same mathematical object. , mainly related to rational numbers. It also exposes the theoretical foundation of the research, as well as the methodology for its development, in which, for the development of the didactic sequences, it sought to use as theoretical support Duval's Theory of Semiotics Records. The research is qualitative in nature, in which a didactic sequence was applied with the participation of 14 6th grade students, in which the classes took place synchronously for those who had access to the internet and asynchronously through a group of WhatsApp in the room with videos of classes. Understanding that the teaching of rational numbers is a challenge for the mathematics teacher, based on the premises that the Theory of Records of Semiotic Representation brings us, we started to have a more critical, reflective and articulated look at how we should have our methodology in the classroom and critically analyze the teaching materials that are available for us to use, as these are the bases for our work. However, with this research, it is concluded that it is not only the materials that must be in accordance with the objective of mobilizing the different registers of semiotic representation of rational numbers, it is necessary that both the materials and our pedagogical practice are favorable in order to achieve the skills to be developed by our students.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento matemáticopor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectNúmeros racionaispor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectMathematical literacyeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectRational numberseng
dc.subjectSemioticseng
dc.titleA mobilização dos registros de representação semiótica na prática pedagógica do processo de ensino-aprendizagem dos números racionaispor
dc.title.alternativeThe mobilization of semiotic representation records in the pedagogical practice of the teaching-learning process of rational numberseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo analisar como a prática docente interfere no processo de aquisição e articulação dos diferentes registros semióticos dos números racionais, na qual apresenta-se a questão norteadora Como a prática pedagógica no processo de letramento matemático, no ensino dos números racionais, contribui na mobilização dos registros de representação semiótica?. Além disso, apresento a justificativa pela escolha do tema, na qual trabalhando há mais de sete anos somente em escolas públicas da região da minha cidade de Itaporanga-SP, me questiono o porquê muitos alunos não fazem conexões de diferentes representações de um mesmo objeto matemático, principalmente relacionado aos números racionais. Expõe-se também a fundamentação teórica da pesquisa, assim como a metodologia para o seu desenvolvimento, na qual para o desenvolvimento das sequências didáticas buscasse utilizar como aporte teórico a Teoria dos Registros de Semiótica, de Duval. A pesquisa é de natureza qualitativa, na qual realizou-se a aplicação de uma sequência didática com a participação de 14 alunos do 6° ano, em que as aulas aconteceram de maneira síncrona para os que possuíam acesso a internet e assíncrona através de grupo de WhatsApp da sala com os vídeos das aulas. Compreendendo que o ensino dos números racionais é um desafio para o professor de matemática, ao ter como base as premissas que a Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos traz, passamos a ter um olhar mais crítico, reflexivo e articulado sobre como devemos ter nossa metodologia em sala de aula e analisar criticamente os materiais didáticos que estão disponíveis para serem utilizamos, pois estes são as bases para nosso trabalho. No entanto, com a presente pesquisa, conclui-se que não é apenas os materiais que devem estar de acordo com o objetivo de mobilizarmos os diferentes registros de representação semiótica dos números racionais, é necessário que tanto os materiais quanto a nossa prática pedagógica sejam favoráveis a fim de atingirmos as habilidades a serem desenvolvidas por nossos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/4618609819201939por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil