Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTrindade, Luana Ribeiro da
dc.date.accessioned2021-10-22T10:45:15Z
dc.date.available2021-10-22T10:45:15Z
dc.date.issued2021-08-10
dc.identifier.citationTRINDADE, Luana Ribeiro da. Fortalecendo os fios: a emergência dos coletivos de estudantes negros e negras em universidades da região sudeste. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15037.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15037
dc.description.abstractSince the implementation of the vacancy reservation policy reaffirmed by the enactment of Law No. 12,711 of August 29, 2012 - known as the Quota Law - for self-identified black, brown, indigenous and public school students there has been an expansion of colectives composed by young black men and women inside Brazilian universities. According to the narratives constructed by them, the Black Student Collectives - CENs are political spaces for the (re)construction of identity, strengthening, affection, study and fighting for real practice of that Law. Given this context, in this study was read the processes of socialization, identification and construction of difference, based on the organization of CENs and the insertion of students in universities in the Southeast of Brazil whose stories and contexts can be considered distinct. To do so, I selected the universities UERJ (Rio de Janeiro/BR), UFES (Espírito Santo/BR), UFMG (Minas Gerais/BR), and UFSCar (São Paulo/BR) as places of observation, data collection and research production. My hypothesis is that the CENs appear displaced from other forms of black organizations and problematizing the idea of permanent identity of the group in question. The resulting tensions constitute a complex situation of cultural / racial identity. The methodology used gathers bibliographic research, historical-documentary survey, systematic and participant observations and interviews with members and former members. The research reveals a new political lexicon of Brazilian black youth.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentificaçãopor
dc.subjectProcessos de socializaçãopor
dc.subjectColetivos de Estudantes Negrospor
dc.subjectConstrução da diferençapor
dc.subjectRacializaçãopor
dc.subjectIdentificationeng
dc.subjectSocialization processeseng
dc.subjectDifference constructioneng
dc.subjectBlack Student Collectiveseng
dc.subjectRacializationeng
dc.titleFortalecendo os fios: a emergência dos coletivos de estudantes negros e negras em universidades da região sudestepor
dc.title.alternativeStrengthening the threads: the emergence of black and black student collectives at universities in the southeast regioneng
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Silvério, Valter Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421231847055027por
dc.description.resumoA partir da implementação da política de reserva de vagas reafirmada pela promulgação da Lei n°12.711 de 29 de agosto de 2012 – conhecida como Lei de cotas – para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e oriundos da escola pública observa-se a expansão de coletivos formados por jovens negros e negras no interior das universidades brasileiras. Conforme as narrativas construídas por ele(a)s, os Coletivos de Estudantes Negros e Negras – CENs são espaços políticos de (re)construção da identidade, de fortalecimento, de afetividade, de estudo e de luta pela garantia da referida lei. Diante desse contexto, neste estudo realizou-se uma leitura dos processos de socialização, de identificação e de construção da diferença, a partir da organização dos CENs e da inserção do(a)s estudantes nestes em universidades da região Sudeste do Brasil cujas histórias e contextos possam ser considerados distintos. Para tal, tomei a carioca UERJ, a capixaba UFES, a mineira UFMG e a paulistana UFSCar como locais de observação, de coleta de dados e de produção da pesquisa. Tem-se como hipótese que os CENs surgem deslocando-se tanto de outras formas de organizações negras quanto problematizando a ideia de fixidez identitária do grupo em questão. As tensões resultantes configuram uma complexa situação de identidade cultural/ racial. A metodologia utilizada reúne pesquisa bibliográfica, levantamento histórico-documental, observações sistemáticas e participante e entrevistas com integrantes e ex-integrantes. A pesquisa revela um novo léxico político da juventude negra brasileira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - PPGSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: Código de Financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8982688424097281por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil