dc.contributor.author | Caldas, Alan | |
dc.date.accessioned | 2021-10-22T19:00:46Z | |
dc.date.available | 2021-10-22T19:00:46Z | |
dc.date.issued | 2021-08-30 | |
dc.identifier.citation | CALDAS, Alan. A teoria social de Guerreiro Ramos: a formação de um habitus sociológico na periferia do capitalismo. 2021. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15041. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15041 | |
dc.description.abstract | This thesis has as its object of study the social theory of the Brazilian sociologist Alberto
Guerreiro Ramos (1915–1982), developed during the years 1935–1955. The main objective of
this thesis is to analyse the author's journey through the Brazilian intellectual field and show
how he formulated its social theory, both from the point of view of the social conditions and
from of the structure of meaning that organizes its concepts. From a theoretical-
methodological point of view, we use the concepts of habitus and social fields, derived from
the work of French sociologist Pierre Bourdieu, with a hermeneutic perspective of
interpretation of concepts. Our guiding hypothesis is that Ramos developed his sociological
theory, especially between 1946 and 1953, conditioned, on the one hand, by the metatheory
that the author adopted in his youth (between 1935–1943) and by his experience in institutions
such as the Administrative Department of the Public Service, Black People's Experimental
Theater (Teatro Experimental do Negro) and the Economic Advisory Office of the presidency
of the second Vargas government. Of special note in this process was the author's
confrontation with American sociology, especially that originating from the Chicago School,
disseminated and consolidated in Brazil by Donald Pierson. For this intellectual combat the
author used, in addition to the meta-theory of his youth, also the theories of blackness,
ECLAC developmentalism and German sociology. We concluded that the author's social
theory was structured as a sociology of knowledge capable of thinking about the imbalances of
rationalization processes in the periphery of capitalism and also capable of providing subsidies
for the individual to understand and overcome, within certain limits, their conditioning social. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Guerreiro Ramos | por |
dc.subject | Teoria social | por |
dc.subject | Pensamento social brasileiro | por |
dc.subject | Social Theory | eng |
dc.subject | Brazilian social thoughts | eng |
dc.title | A teoria social de Guerreiro Ramos: a formação de um habitus sociológico na periferia do capitalismo | por |
dc.title.alternative | The social theory of Guerreiro Ramos: the formation of a sociological habitus on the periphery of capitalism | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Cepêda, Vera Alves | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4917331423373631 | por |
dc.description.resumo | Esta tese tem como objeto de estudo a teoria social do sociólogo brasileiro Alberto Guerreiro
Ramos (1915–1982) desenvolvida durante os anos de 1935 e 1955. O objetivo central desta
tese é refazer o percurso do autor pelo campo intelectual brasileiro e mostrar como ele
constituiu a sua teoria social, tanto do ponto de vista dos condicionantes sociais que ela
recebeu, quanto da estrutura de sentido que organiza seus conceitos. Do ponto de vista teórico-
metodológico, nos utilizamos dos conceitos de habitus e campos sociais, oriundo da obra do
sociólogo francês Pierre Bourdieu, com uma perspectiva hermenêutica de interpretação dos
conceitos. Nossa hipótese condutora é a de que Ramos desenvolveu sua teoria sociológica,
sobretudo, entre 1946 e 1953, de maneira condicionada, de um lado, pela metateoria que o
autor adotou na juventude (entre 1935–1943) e pela sua experiência em instituições como o
Departamento Administrativo do Serviço Público, o Teatro Experimental do Negro e a
Assessoria Econômica da presidência da República do segundo governo Vargas. De especial
destaque nesse processo foi o enfrentamento do autor com a sociologia estadunidense,
sobretudo aquela oriunda da Escola de Chicago, divulgada e consolidada no Brasil por Donald
Pierson. Para esse combate intelectual o autor usou, além da metateoria de sua juventude,
também as teorias da negritude, do desenvolvimentismo cepalino e da sociologia alemã.
Concluímos que a teoria social do autor se estruturou como uma sociologia do conhecimento
apta a pensar os descompassos dos processos de racionalização na periferia do capitalismo e
ainda capaz de fornecer subsídios para o que o indivíduo compreenda e supere, dentro de
certos limites, os seus condicionamentos sociais. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7011441525925785 | por |