Show simple item record

dc.contributor.authorAugusto, Luís Paulo Fagiolo
dc.date.accessioned2021-10-28T21:29:34Z
dc.date.available2021-10-28T21:29:34Z
dc.date.issued2021-09-02
dc.identifier.citationAUGUSTO, Luís Paulo Fagiolo. Os desafios da inovação no ensino médio: uma análise exploratória sobre práticas possíveis. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15064.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15064
dc.description.abstractIn recent years, the practice of innovation has been pointed out as a competitive differential in all sectors of the economy, especially those related to technology. In face of this scenario, the research question that guided the development of this work was: How has innovation been considered in the teaching-learning processes of High School in Brazil? To that end, the specific objectives of the research were: To describe the historical trajectory of education in Brazil, pointing out some historical limitations for the construction of its autonomy, since the colonial period; Partially contextualize, in the field of Science, Technology and Society, the cultural and social implications in education; Raise and examine laws and decrees that influence the teaching of innovation in education; Discuss how the relationship between innovation and education in Brazil took place; Raise and examine national projects and initiatives aimed at secondary education that contribute to the construction of teaching innovation. This research used an exploratory methodology, based on a bibliographic and documental analysis aiming at the search for knowledge and information aimed at understanding the factors of innovation in relation to the conducts used in education. It was concluded that it is complex to establish a standard on the best way to apply innovation in education, and more, what works for a certain country may not work for another, however, there is a common agreement on the need for change. It is premature to affirm that teaching innovation in education is a differential for the country's economic and social progress, however, we must pay attention to this reality.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleOs desafios da inovação no ensino médio: uma análise exploratória sobre práticas possíveispor
dc.title.alternativeThe challenges of innovation in high school: an exploratory analysis of possible practiceseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gracioso, Luciana de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4898201916360294por
dc.description.resumoNos últimos anos a prática de inovação tem sido apontado como um diferencial competitivo em todos os setores da economia, principalmente os relacionados à tecnologia. Diante deste cenário, a questão de pesquisa que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi: Como a inovação tem sido considerada nos processos de ensino aprendizagem do Ensino Médio no Brasil? Para isto os objetivos específicos da pesquisa foram: Descrever, a trajetória histórica da educação no Brasil, sinalizando algumas limitações históricas para a construção de sua autonomia, desde o período colonial; Contextualizar parcialmente junto ao campo da Ciência Tecnologia e Sociedade, as implicações culturais e sociais na educação; Levantar e examinar leis e decretos que influenciam o ensino da inovação na educação; Discorrer sobre como se deu a relação da inovação com o ensino no Brasil; Levantar e examinar projetos e iniciativas de âmbito nacional direcionados ao ensino médio que contribuam para a construção do ensino da inovação. Esta pesquisa utilizou uma metodologia exploratória, pautada em uma análise bibliográfica e documental visando a busca de conhecimentos e informações direcionadas à compreensão dos fatores da inovação frente às condutas utilizadas na educação. Concluiu-se que é complexo estabelecer um padrão sobre qual a melhor forma de se aplicar a inovação na educação, e mais, o que funciona para um determinado país pode não funcionar para outro, todavia, é de comum acordo a necessidade de mudança. É prematuro afirmar que o ensino de inovação na educação seja um diferencial para o progresso econômico e social do país, contudo, devemos nos atentar para esta realidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7529871798124983por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil