dc.contributor.author | Augusto, Luís Paulo Fagiolo | |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T21:29:34Z | |
dc.date.available | 2021-10-28T21:29:34Z | |
dc.date.issued | 2021-09-02 | |
dc.identifier.citation | AUGUSTO, Luís Paulo Fagiolo. Os desafios da inovação no ensino médio: uma análise exploratória sobre práticas possíveis. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15064. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15064 | |
dc.description.abstract | In recent years, the practice of innovation has been pointed out as a competitive differential in all sectors of the economy, especially those related to technology. In face of this scenario, the research question that guided the development of this work was: How has innovation been considered in the teaching-learning processes of High School in Brazil? To that end, the specific objectives of the research were: To describe the historical trajectory of education in Brazil, pointing out some historical limitations for the construction of its autonomy, since the colonial period; Partially contextualize, in the field of Science, Technology and Society, the cultural and social implications in education; Raise and examine laws and decrees that influence the teaching of innovation in education; Discuss how the relationship between innovation and education in Brazil took place; Raise and examine national projects and initiatives aimed at secondary education that contribute to the construction of teaching innovation. This research used an exploratory methodology, based on a bibliographic and documental analysis aiming at the search for knowledge and information aimed at understanding the factors of innovation in relation to the conducts used in education. It was concluded that it is complex to establish a standard on the best way to apply innovation in education, and more, what works for a certain country may not work for another, however, there is a common agreement on the need for change. It is premature to affirm that teaching innovation in education is a differential for the country's economic and social progress, however, we must pay attention to this reality. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inovação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Ensino Médio | por |
dc.subject | Innovation | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | High School | eng |
dc.title | Os desafios da inovação no ensino médio: uma análise exploratória sobre práticas possíveis | por |
dc.title.alternative | The challenges of innovation in high school: an exploratory analysis of possible practices | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gracioso, Luciana de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4898201916360294 | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos a prática de inovação tem sido apontado como um diferencial competitivo em todos os setores da economia, principalmente os relacionados à tecnologia. Diante deste cenário, a questão de pesquisa que orientou o desenvolvimento deste trabalho foi: Como a inovação tem sido considerada nos processos de ensino aprendizagem do Ensino Médio no Brasil? Para isto os objetivos específicos da pesquisa foram: Descrever, a trajetória histórica da educação no Brasil, sinalizando algumas limitações históricas para a construção de sua autonomia, desde o período colonial; Contextualizar parcialmente junto ao campo da Ciência Tecnologia e Sociedade, as implicações culturais e sociais na educação; Levantar e examinar leis e decretos que influenciam o ensino da inovação na educação; Discorrer sobre como se deu a relação da inovação com o ensino no Brasil; Levantar e examinar projetos e iniciativas de âmbito nacional direcionados ao ensino médio que contribuam para a construção do ensino da inovação. Esta pesquisa utilizou uma metodologia exploratória, pautada em uma análise bibliográfica e documental visando a busca de conhecimentos e informações direcionadas à compreensão dos fatores da inovação frente às condutas utilizadas na educação. Concluiu-se que é complexo estabelecer um padrão sobre qual a melhor forma de se aplicar a inovação na educação, e mais, o que funciona para um determinado país pode não funcionar para outro, todavia, é de comum acordo a necessidade de mudança. É prematuro afirmar que o ensino de inovação na educação seja um diferencial para o progresso econômico e social do país, contudo, devemos nos atentar para esta realidade. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7529871798124983 | por |