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dc.contributor.authorRocha, Lidia Gianne Souza da
dc.date.accessioned2021-10-29T10:59:51Z
dc.date.available2021-10-29T10:59:51Z
dc.date.issued2021-08-30
dc.identifier.citationROCHA, Lidia Gianne Souza da. Desenvolvimento de um algoritmo de planejamento de trajetória em ambientes desconhecidos e não estruturados para UAVs. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15065.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15065
dc.description.abstractTo make a UAV (Unmanned Aerial Vehicle) autonomous, it must perform actions without human interference in its missions. Regardless of the area of operation, several autonomous UAV missions require path planning, being able to operate in unknown, 3D, unstructured environments, and with dynamic obstacles depending on the assigned mission. Thus, it is essential that the algorithm can avoid obstacles since the environment will not always be known. As well as take into account the movement restrictions to achieve smooth curves in the planning. Several path planning algorithms can be adopted among classic, metaheuristic, or machine learning techniques. One observable aspect among the existing and most used techniques is, ”which would be the best technique to work in these environments”. The algorithms that obtain the best results are tested in 3D in the UAV simulator. A deeper analysis is performed, considering completeness, distance, time, CPU usage, memory usage, collision prevention, and robustness. The final test to validate the trajectory planning algorithms is done in a real environment.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUAVpor
dc.subjectPlanejamento de trajetóriapor
dc.subjectObstáculo dinâmicopor
dc.subjectAmbiente não estruturadopor
dc.subjectAmbiente desconhecidopor
dc.subjectPath planningeng
dc.subjectDynamic obstacleeng
dc.subjectUnstructured environmenteng
dc.subjectUnknown environmenteng
dc.titleDesenvolvimento de um algoritmo de planejamento de trajetória em ambientes desconhecidos e não estruturados para UAVspor
dc.title.alternativeDevelopment of a path planning algorithm in unknown and unstructured environments for UAVseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vivaldini, Kelen Cristiane Teixeira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245409138233148por
dc.description.resumoPara tornar um UAV (Unmanned Aerial Vehicle) autônomo é necessário que o mesmo realize ações sem a interferência de um ser humano em suas missões. Diversas missões autônomas de UAVs, independente da área de operação, necessitam de um planejamento de trajetória, podendo atuar em ambientes desconhecidos, 3D, não estruturados, e com obstáculos dinâmicos dependendo da missão designada. Por este motivo, é essencial que o algoritmo seja capaz de desviar de obstáculos, já que nem sempre o ambiente será conhecido. Bem como, levar em consideração no planejamento as restrições de movimentos para realizar curvas suavizadas. Neste contexto, algoritmos de planejamento de trajetória são adotados podendo ser utilizado técnicas clássicas, meta-heurı́sticas ou de aprendizado de máquina. Um aspecto a ser analisado é que dentre as técnicas existentes e mais utilizadas, qual seria a melhor técnica para atuar nestes ambientes. Desta forma, este trabalho visa analisar as métricas de tempo e distância percorrida, além da variância, média e desvio padrão de cada métrica das técnicas A*, APF, PRM, RRT, RRT-C, PSO, GWO, GSO e RL considerando ambientes desconhecidos, 3D, não estruturados e com obstáculos dinâmicos. Os algoritmos que obtiverem os melhores resultados são testados em 3D no simulador para UAV, sendo realizada uma análise mais profunda, considerando completeness, distância, tempo, uso da cpu, uso da memória, prevenção de colisão, e robustez. O teste final para validar os algoritmos de planejamento de trajetória é feito em ambiente real.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCCpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAOpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88882.426579/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2292849757280982por


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