Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Gustavo Bueno
dc.date.accessioned2021-11-03T12:57:11Z
dc.date.available2021-11-03T12:57:11Z
dc.date.issued2021-09-22
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Bueno. Metodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médio. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15071.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15071
dc.description.abstractDebating different ways of teaching has been important in recent years, especially with the new high school. Turn the environment school more attractive, near to your daily life is a subject of study of active methodologies. In this research, we created a historical line, from the middle twentieth century to the present time, where hybrid teaching is discussed. We search to show that small movements, gradually taking the teacher from the center of attention to the students, can make them more interested, given the contextualization of problems in the environment in which they live. We focus on study about Arithmetic Progression and Geometric Progression for the use of the flipped classroom, with 1st year high school students from a private school, located in the city of Sorocaba-SP. For the application of the flipped classroom, videos by myself and by teachers from the education system to which the school belonged were used. With the Covid-19 pandemic, changes were made to the activities to be applied, causing changes in discussions and in the quantity of activities delivered. Using information from students who made the activities, we will be able to insert active methods in schools, gradually and discussed with the teachers, management team, family and students. As an expected result, the teacher-researcher through strengths and improvement of this methodology, as well as implications for student learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectSequências numéricaspor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectNumerical sequenceseng
dc.subjectActive methodologyeng
dc.subjectFlipped classroomeng
dc.titleMetodologia ativa: o ensino-aprendizagem de sequências numéricas no Ensino Médiopor
dc.title.alternativeActive methodology: the teaching-learning of numerical sequences in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Paulo César
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7516513469811353por
dc.description.resumoDiscutir diferentes formas de ensinar vem tendo destaque nos últimos anos, principalmente com o novo Ensino Médio. Deixar o ambiente escolar mais atraente, similar ao seu cotidiano é tema de grande estudo das metodologias ativas. Nessa pesquisa, criamos uma linha histórica, desde meados do século XX até os momentos atuais, onde discute-se o ensino híbrido. Buscamos mostrar que pequenos movimentos, tirando aos poucos o professor do centro da atenção para os alunos, podem fazê-los ter maior interesse, dada a contextualização com problemas do ambiente em que vivem. Focamos no ensino da Progressão Aritmética e Progressão Geométrica para o uso da sala de aula invertida, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio particular, localizado na cidade de Sorocaba-SP. Para aplicação da sala de aula invertida, foram utilizados vídeos de minha autoria e de professores do sistema de ensino o qual o colégio pertencia. Devido a pandemia de Covid-19, alterações foram feitas nas atividades a serem aplicadas, ocasionando alterações nas discussões e na quantidade de atividades entregues. Utilizando as informações dos estudantes que realizaram as atividades, poderemos inserir metodologias ativas nas escolas, de forma gradual e discutida com todo o corpo docente, equipe gestora, responsáveis e alunos. Como resultado esperado, o professor-pesquisador mediante pontos fortes e de melhoria dessa metodologia, bem como implicações na aprendizagem dos alunos.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1341890922077270por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil