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dc.contributor.authorCaroba, Pablo Vinicius Pizzelli
dc.date.accessioned2021-11-29T20:51:04Z
dc.date.available2021-11-29T20:51:04Z
dc.date.issued2021-08-10
dc.identifier.citationCAROBA, Pablo Vinicius Pizzelli. Ursos ao vivo: masculinidades como prática de si no contexto online. 2021. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15199.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15199
dc.description.abstractThis research seeks to bring together two distinct themes: studies on masculinities and ethnography carried out in virtual or online environments. Doing ethnographic research on the GROWLr bear-only app, I tried to think of other ways of doing anthropology that weren't stuck in old concepts like “field” and how this can be rethought and reworked within these new ethnographic practices. The concept of “digital ethnography” was created approximately 20 years ago by Christine Hine (2001), who also thought about the limitations that the traditional ethnographic method found nowadays when taken only within its arrangements created in the 19th and 20th centuries. With the exponential growth in the possibility of accessing the internet and the consequent increase in the relationships that take place in these environments, this field has become increasingly relevant and often indispensable within contemporary anthropology. Afterwards, I sought to reflect on the theme of masculinities from the point of view of gender studies and observed the bears in three dimensions, taking as a reference point the foucauldian concept of "practice of the self", which is part of the “hegemony-alethurgy-practice of the self” trio, as formulated by the philosopher in his last courses at the Collége de France. Finally, I was able to conclude that the virtual environment seems at the same time to facilitate and encourage more pronounced “masculine” behavior and also seems to make people more comfortable to say what they really think by “hiding” the immediate figure of the listener.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectUrsospor
dc.subjectMasculinidadespor
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectMasculinityeng
dc.subjectVirtual ethnographyeng
dc.subjectBearseng
dc.titleUrsos ao vivo: masculinidades como prática de si no contexto onlinepor
dc.title.alternativeBears online: masculinities as practice of self on the online contextoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Dulley, Iracema Hilário
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004789177515766por
dc.description.resumoEsta pesquisa busca aproximar duas temáticas distintas: os estudos sobre masculinidades e a etnografia realizada em ambientes virtuais ou online. Realizando uma pesquisa etnográfica no aplicativo exclusivo para ursos GROWLr, tentei pensar em outras formas de fazer antropologia que não estivessem presas a velhos conceitos como os de “campo”, e a forma como este pode ser repensado e retrabalhado dentro dessas novas práticas etnográficas. O conceito de “etnografia digital” foi criado há aproximadamente 20 anos por Christine Hine (2001), que também pensou nas limitações que o tradicional método etnográfico encontrava nos tempos atuais quando tomado apenas dentro de seus arranjos criados nos séculos XIX e XX. Com o crescimento exponencial da possibilidade do acesso à internet e o consequente aumento das relações que acontecem nesses ambientes, esse campo se tornou cada vez mais relevante e, muitas vezes, indispensável dentro da antropologia contemporânea. Simultâneamente, busquei realizar uma reflexão sobre o tema das masculinidades da forma como ela se dá a partir do ponto de vista dos estudos de gênero e observei os ursos tomando como ponto de referência o conceito foucaultiano de “práticas de si”, que faz parte do trio hegemonia-aleturgia-práticas de si, como formulado pelo filósofo em seus últimos cursos no Collége de France. Por fim, pude concluir que o ambiente virtual parece ao mesmo tempo facilitar e incentivar para um comportamento masculino mais pronunciado e também parece deixar as pessoas mais à vontade para falar o que realmente pensam por “ocultar” a figura imediata do ouvinte.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGASpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA::ANTROPOLOGIA URBANApor
dc.description.sponsorshipId88882.426493/2019-01por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5321100444679741por


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