Show simple item record

dc.contributor.authorSantiago, André Alves
dc.date.accessioned2021-11-30T12:20:50Z
dc.date.available2021-11-30T12:20:50Z
dc.date.issued2021-11-29
dc.identifier.citationSANTIAGO, André Alves. Ensino de notas musicais no teclado para crianças utilizando instrução baseada em equivalência de estímulos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15203.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15203
dc.description.abstractTeaching that uses Stimulus Equivalence-Based Instruction (EBI) has been used in research to teach different types of relations, such as reading and musical relations. This research analyzed its effectiveness in order to teaching this last type of relations in two neurotypical children and one with autism. A computerized program and a remote access program were used so the participant could have access to the instrument. The classes of the experimental stimuli were A (note name), B (keyboard note in treble clef), C (keyboard note in bass clef), D (note in the treble clef score) and E (note in the treble bass clef score). After reaching the criteria of 100% correct responses in a teaching block, the symmetry and transitivity relations between the learned stimuli were tested, as well as the emergence of the behavior of playing notes on a virtual keyboard. All participants managed to reach the last stage. The teaching program proved to be effective for teaching programmed relations and the emergence of new ones. However, when testing both the BA and DA relations, the number of correct responses in the tests decreased. It is hypothesized that is due to the concurrent teaching of relations with between stimuli that already have a previous relation.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise do comportamentopor
dc.subjectInstrução baseada em equivalência de estímulospor
dc.subjectTranstorno do Espectro do Autismopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectBehavior analysiseng
dc.subjectStimulus equivalence-based instructioneng
dc.subjectAutism Spectrum Disordereng
dc.subjectMusiceng
dc.titleEnsino de notas musicais no teclado para crianças utilizando instrução baseada em equivalência de estímulospor
dc.title.alternativeTeaching musical notes on the keyboard to children using stimulus equivalence based instructioneng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Elias, Nassim Chamel
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4216525883778695por
dc.description.resumoO ensino que utiliza Instrução Baseada em Equivalência de Estímulos (EBI) tem sido empregado em pesquisas para ensinar diversos tipos de relações, tais como as de leitura e de relações musicais. A presente pesquisa analisou sua eficácia para o ensino desse último tipo de relação em duas crianças neurotípicas e em uma com autismo. Foram utilizados um programa computadorizado e outro de acesso remoto para que o participante pudesse ter acesso ao instrumento. As classes dos estímulos experimentais foram A (nome da nota), B (nota no teclado na clave de sol), C (nota no teclado na clave de fá), D (nota na partitura na clave de sol) e E (nota na partitura na clave de fá). Após alcance de critério de 100% de acertos em um bloco de ensino, foram testadas as relações de simetria e transitividade entre os estímulos aprendidos e também a emergência do comportamento de tocar as notas em um teclado virtual. Todos os participantes conseguiram chegar à última etapa. O programa de ensino se mostrou eficaz para o ensino das relações programadas e emergência de novas relações. Porém, ao testar tanto as relações BA quanto DA, a quantidade de acertos nos testes diminuiu. Supõe-se que isso se deva ao ensino concorrente de relações com estímulos que já têm uma relação anterior.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINOpor
dc.description.sponsorshipIdBolsa PIBIC/UFSCarpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3168445149393387por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil