dc.contributor.author | Santiago, André Alves | |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T12:20:50Z | |
dc.date.available | 2021-11-30T12:20:50Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, André Alves. Ensino de notas musicais no teclado para crianças utilizando instrução baseada em equivalência de estímulos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15203. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15203 | |
dc.description.abstract | Teaching that uses Stimulus Equivalence-Based Instruction (EBI) has been used in research to teach different types of relations, such as reading and musical relations. This research analyzed its effectiveness in order to teaching this last type of relations in two neurotypical children and one with autism. A computerized program and a remote access program were used so the participant could have access to the instrument. The classes of the experimental stimuli were A (note name), B (keyboard note in treble clef), C (keyboard note in bass clef), D (note in the treble clef score) and E (note in the treble bass clef score). After reaching the criteria of 100% correct responses in a teaching block, the symmetry and transitivity relations between the learned stimuli were tested, as well as the emergence of the behavior of playing notes on a virtual keyboard. All participants managed to reach the last stage. The teaching program proved to be effective for teaching programmed relations and the emergence of new ones. However, when testing both the BA and DA relations, the number of correct responses in the tests decreased. It is hypothesized that is due to the concurrent teaching of relations with between stimuli that already have a previous relation. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise do comportamento | por |
dc.subject | Instrução baseada em equivalência de estímulos | por |
dc.subject | Transtorno do Espectro do Autismo | por |
dc.subject | Música | por |
dc.subject | Behavior analysis | eng |
dc.subject | Stimulus equivalence-based instruction | eng |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder | eng |
dc.subject | Music | eng |
dc.title | Ensino de notas musicais no teclado para crianças utilizando instrução baseada em equivalência de estímulos | por |
dc.title.alternative | Teaching musical notes on the keyboard to children using stimulus equivalence based instruction | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Elias, Nassim Chamel | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4216525883778695 | por |
dc.description.resumo | O ensino que utiliza Instrução Baseada em Equivalência de Estímulos (EBI) tem sido empregado em pesquisas para ensinar diversos tipos de relações, tais como as de leitura e de relações musicais. A presente pesquisa analisou sua eficácia para o ensino desse último tipo de relação em duas crianças neurotípicas e em uma com autismo. Foram utilizados um programa computadorizado e outro de acesso remoto para que o participante pudesse ter acesso ao instrumento. As classes dos estímulos experimentais foram A (nome da nota), B (nota no teclado na clave de sol), C (nota no teclado na clave de fá), D (nota na partitura na clave de sol) e E (nota na partitura na clave de fá). Após alcance de critério de 100% de acertos em um bloco de ensino, foram testadas as relações de simetria e transitividade entre os estímulos aprendidos e também a emergência do comportamento de tocar as notas em um teclado virtual. Todos os participantes conseguiram chegar à última etapa. O programa de ensino se mostrou eficaz para o ensino das relações programadas e emergência de novas relações. Porém, ao testar tanto as relações BA quanto DA, a quantidade de acertos nos testes diminuiu. Supõe-se que isso se deva ao ensino concorrente de relações com estímulos que já têm uma relação anterior. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PROGRAMACAO DE CONDICOES DE ENSINO | por |
dc.description.sponsorshipId | Bolsa PIBIC/UFSCar | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3168445149393387 | por |
dc.publisher.course | Psicologia - Psi | por |