Show simple item record

dc.contributor.authorJunqueira, Juliana Roberta
dc.date.accessioned2021-12-01T13:09:22Z
dc.date.available2021-12-01T13:09:22Z
dc.date.issued2021-11-17
dc.identifier.citationJUNQUEIRA, Juliana Roberta. Aplicação de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de números racionais com questões da OBMEP. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15209.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15209
dc.description.abstractThis study aims to investigate the use of active methodologies in teaching and learning mathematics. For this study, the result of the work developed with questions from the OBMEP in the city of São Carlos-SP was observed (work that was presented as the Final Course Paper, in the Post-Graduate Course Lato Sensu: Teaching of Mathematics in High School - Matem @tica na Pr@tica) with the title - OBMEP Questions helping to learn the content of natural and rational numbers - and the work developed in the city of São João das Duas Pontes-SP at the José Brandini State School, a school belonging to the Board of Directors of Education – Region of Fernandópolis and which joined the group of schools belonging to the Integral Education Program (PEI) in 2020. Through the analysis of the external and internal evaluations of the José Brandini State School carried out at the beginning of the 2020 school year, the team of Natural Sciences and Mathematics under the guidance of the PCA (Area Coordinating Teacher) Juliana Roberta Junqueira noted that there is a large gap in skills related to the issue of numbers rational, in all years/series. Thus, in discussions in the Collective Pedagogical Work Classes by Area of Knowledge (ATPCA) meetings, all teachers began to investigate which objects of knowledge related to the topic of rational numbers were in greater gaps in each year/grade. From this study, the study of active methodologies began, what they are, and how they can contribute to improve the teaching and learning of students, thus, we began to investigate which active methodologies would be more viable to be applied in each year/series, seeking to overcome such weaknesses and recover such gaps. After defining the methodologies to be used, the teachers started working with the students, applying such methodologies and evaluating their use and the results produced every two months. This work began in February 2020 and is still being applied at school. Every two months, skills that are out of step and the best methodologies are studied in order to recover them. Unfortunately, we suffered from the suspension of classroom classes due to the COVID-19 pandemic that made us rethink the way to use such methodologies, even so we were able to observe that the use of such methodologies had a positive result in the teaching and learning of PEI E.E. José Brandini.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectNúmeros racionaispor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectRational numberseng
dc.subjectActive methodologieseng
dc.subjectLearningeng
dc.titleAplicação de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de números racionais com questões da OBMEPpor
dc.title.alternativeApplication of active methodologies in teaching and learning rational numbers with OBMEP questionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Malagutti, Pedro Luiz Aparecido
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462523657624050por
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo investigar o uso de metodologias ativas no ensino e aprendizagem de matemática. Para esse estudo foi observado o resultado do trabalho desenvolvido com questões da OBMEP na cidade de São Carlos-SP (trabalho que foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Ensino de Matemática no Ensino Médio - Matem@tica na Pr@tica) com o título - Questões da OBMEP auxiliando no aprendizado do conteúdo de números naturais e racionais - e o trabalho desenvolvido na cidade de São João das Duas Pontes-SP na Escola Estadual José Brandini, escola pertencente a Diretoria de Ensino – Região de Fernandópolis e que integrou ao grupo de escolas pertencentes ao Programa Ensino Integral (PEI) no ano de 2020. Através da análise das avaliações externas e internas da Escola Estadual José Brandini realizada no início do ano letivo de 2020 a equipe de ciências da natureza e matemática sob orientação da PCA (Professora Coordenadora de Área) Juliana Roberta Junqueira, observou que existe uma grande defasagem nas habilidades relacionadas ao tema números racionais, em todos os anos/séries. Assim, em discussões nas reuniões de Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo por Área de Conhecimento (ATPCA) todos os professores começaram a investigar quais objetos de conhecimento relacionados ao tema números racionais estavam em maior defasagem em cada ano/série. A partir dessas investigações, iniciou-se o estudo a respeito das metodologias ativas, o que são, e como elas podem contribuir para melhorar o ensino e a aprendizagem dos alunos; dessa forma, começamos a investigar quais metodologias ativas seriam mais viáveis para serem aplicadas em cada ano/série, buscando superar tais fragilidades e recuperar tais defasagens. Após a definição das metodologias a serem utilizadas, os professores deram início ao trabalho com os alunos, aplicando tais metodologias e avaliando a sua utilização e os resultados produzidos a cada bimestre. Este trabalho teve início em fevereiro de 2020 e ainda está sendo aplicado na escola, a cada bimestre é estudado as habilidades em defasagem e as melhores metodologias na busca de recuperá-las. Infelizmente sofremos com a suspensão das aulas presenciais devido a pandemia do COVID-19 que fez com que repensássemos a maneira de utilizar tais metodologias, mesmo assim conseguimos observar que a utilização de tais metodologias tiveram um resultado positivo no ensino e aprendizagem dos alunos da PEI E.E. José Brandini.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8763160280330650por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil