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dc.contributor.authorCoutinho, Flora Goulart
dc.date.accessioned2021-12-01T18:30:15Z
dc.date.available2021-12-01T18:30:15Z
dc.date.issued2021-11-26
dc.identifier.citationCOUTINHO, Flora Goulart. Desenvolvimento moral e o comportamento de mentir: uma revisão sistemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15233.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15233
dc.description.abstractMoral development can be defined as a set of changes that occur througout time in the way children think and make decisions about what is right or wrong. Lying behavior, in turn, has been used in different studies on moral development in order to assess how children think about moral violations and/or dilemmas. The present systematic review aimed to provide a synthesis of findings from empirical studies investigating moral development and a possible correlation with lying behavior (i.e., engagement and moral judgment). The search was conducted in the PsycINCO, Scielo e LILACS databases, using the keywords moral development, lying, lies e moral reasoning as well as their correspondents in Portuguese. From a total of 24 papers found, 12 empirical articles, which were published between 2011 and 2020, were analyzed according to the PRISMA protocol. The findings from the selected studies point to a correlation between children’s moral development and the way in which they understand, interpret and judge lies. More specifically, their judgments on lying behavior gradually include more attributions of intentionality and reveal a less egocentric bias. Some studies also point to the role of cultural practices in this developmental process. For example, more collectivistic cultures tend to present higher levels of sensibility to the intention/ motivation for lying. A promissing future direction is to better explore how children’s initial experiences, specific to each culture, influence moral development.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento moralpor
dc.subjectMentiraspor
dc.subjectCognição socialpor
dc.subjectMoral developmenteng
dc.subjectLyingeng
dc.subjectSocial cognitioneng
dc.titleDesenvolvimento moral e o comportamento de mentir: uma revisão sistemáticapor
dc.title.alternativeMoral development and lying behavior: a systematic revieweng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Débora de Hollanda
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3640676759708745por
dc.description.resumoO desenvolvimento moral pode ser definido como um conjunto de mudanças que ocorrem ao longo do tempo na forma como as crianças raciocinam e tomam decisões sobre o que é certo ou errado. O comportamento de mentir, por sua vez, tem sido utilizado em diferentes estudos sobre desenvolvimento moral para se avaliar a forma como crianças e adolescentes raciocinam sobre violações e/ou dilemas morais. A presente revisão sistemática teve como objetivo sintetizar os resultados de estudos empíricos investigando o desenvolvimento moral e sua possível correlação com o comportamento de mentir (i.e., engajamento e julgamento moral). A busca foi realizada nas bases de dados PsycINCO, Scielo e LILACS, utilizando as palavras-chave moral development, lying, lies e moral reasoning, assim como seus correspondentes em português. De um total de 24 artigos, foram analisados 12 artigos empíricos, publicados entre 2011 e 2020, seguindo o protocolo PRISMA. Os resultados dos estudos analisados apontam para uma correlação entre o desenvolvimento moral das crianças e a forma como elas compreendem, interpretam e julgam mentiras. Mais especificamente, seus julgamentos sobre o comportamento de mentir passam a incluir atribuições de intencionalidade e revelam um viés menos egocêntrico. Alguns estudos apontam também para o papel de práticas culturais nesse processo de desenvolvimento. Por exemplo, culturas mais coletivistas tendem a apresentar níveis maiores de sensibilidade à intenção/motivação para o comportamento de mentir. Uma direção futura promissora é a de se explorar melhor como as experiências iniciais das crianças, particulares de cada cultura, influenciam o desenvolvimento moral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3402862386900870por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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