dc.contributor.author | Pereira, Ayana Cristina Anselmo | |
dc.date.accessioned | 2021-12-11T13:18:12Z | |
dc.date.available | 2021-12-11T13:18:12Z | |
dc.date.issued | 2021-06-24 | |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Ayana Cristina Anselmo. Os reflexos do desenvolvimento da álgebra para o ensino de equações no ensino básico. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15335. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15335 | |
dc.description.abstract | This research aims to offer contributions to Mathematics Education focused on teaching and learning algebraic equations, in an attempt to present the trajectory of algebra through the contributions of some peoples throughout the history and to understand how different conceptions can help in the approach of teaching and content development in current Basic Education. In this line, a documentary analysis is proposed, defined as a qualitative methodology and characterized as bibliographical research, through a typically historical approach by the cultures and peoples that influenced the construction of the first developments in algebra. Therefore, the object of study of this research is based on data collected in the works of Eves (2011), Roque (2012), Boyer (1974) and Garbi (2010) and the normative documents of education in the State of São Paulo at the stage of elementary School. The main question that will lead the research was defined as follows: How can the different conceptions attributed to algebra contribute to the approach to teaching algebraic equations in basic education? | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de equações | por |
dc.subject | Educação Matemática | por |
dc.subject | Breve histórico de equações | por |
dc.title | Os reflexos do desenvolvimento da álgebra para o ensino de equações no ensino básico | por |
dc.title.alternative | The consequences of the development of algebra for the teaching of equations in basic education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Salvador, José Antonio | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2487171069472158 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo oferecer contribuições para a Educação Matemática focadas no ensino e aprendizagem das equações algébricas, numa tentativa de apresentar a trajetória da álgebra pelas contribuições de alguns povos ao longo da história e compreender como as diferentes concepções podem auxiliar na abordagem de ensino e o desenvolvimento do conteúdo na Educação Básica atual. Nesta linha, propõe-se uma análise documental definida como metodologia qualitativa e caracterizada como pesquisa bibliográfica, através de uma abordagem tipicamente histórica pelas culturas e povos que influenciaram a construção dos primeiros desenvolvimentos em álgebra. Para tanto, o objeto de estudo desta pesquisa é baseado em dados coletados nas obras de Eves (2011), Roque (2012), Boyer (1974) e Garbi (2010) e os documentos normativos da educação no Estado de São Paulo do ensino fundamental. A questão principal que conduzirá a pesquisa foi assim definida: Como as diferentes concepções atribuídas a álgebra podem contribuir a abordagem do ensino de equações algébricas na educação básica? | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::ALGEBRA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2792172487596265 | por |
dc.publisher.course | Matemática - MN | por |