dc.contributor.author | Dameto, Christian Roberto | |
dc.date.accessioned | 2021-12-16T19:48:03Z | |
dc.date.available | 2021-12-16T19:48:03Z | |
dc.date.issued | 2021-11-26 | |
dc.identifier.citation | DAMETO, Christian Roberto. Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15371 | |
dc.description.abstract | This Course Conclusion Work aims to build relationships between the work with mathematical modeling according to the concepts of Bassanezi (2002) and Burak (1992), and the learning objectives proposed by the High School's BNCC through Competences and Abilities, showing how the practice with modeling can contribute to the fulfillment of these objectives and to the formation of critical people, capable of fully exercising their citizenship. It also illustrates, through the analysis of an experience report, how modeling was able to mediate the learning of Skills highlighted by BNCC and give meaning to abstract mathematical concepts, promoting connections with previous knowledge brought by the students. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | BNCC do Ensino Médio | por |
dc.title | Modelagem matemática e a BNCC do Ensino Médio | por |
dc.title.alternative | Mathematical modeling and the High School's BNCC | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Rezende, Alex Carlucci | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4190869482260889 | por |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso visa construir relações entre o trabalho com modelagem matemática de acordo com as concepções de Bassanezi (2002) e Burak (1992), e os objetivos de aprendizagem propostos pela BNCC do Ensino Médio através de Competências e Habilidades, evidenciando como a prática com modelagem pode contribuir no cumprimento desses objetivos e na formação de pessoas críticas, capacitadas ao exercício pleno da cidadania. Também ilustra, através da análise de um relato de experiência, como a modelagem foi capaz de mediar o aprendizado de Habilidades destacadas da BNCC e dar significado a conceitos matemáticos abstratos, promovendo conexões com conhecimentos prévios trazidos pelos educandos. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4141006338711636 | por |
dc.publisher.course | Matemática - ML | por |