dc.contributor.author | Brida, Fernanda Dermando | |
dc.date.accessioned | 2022-01-06T12:05:28Z | |
dc.date.available | 2022-01-06T12:05:28Z | |
dc.date.issued | 2021-12-20 | |
dc.identifier.citation | BRIDA, Fernanda Dermando. Situação problema zero: reflexões acerca da graduação em medicina através de metodologia de aprendizagem baseada em problemas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15441. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15441 | |
dc.description.abstract | INTRODUCTION: Problem Based Learning (PBL) is a teaching method that emphasizes learning through problem-solving. Medical education allows interdisciplinary content integration, making more straightforward clinical reasoning during learning, teamwork skills development, exposing ideas and arguments, critical insight about knowledge sources, and autonomy and proactivity development. Nonetheless, it is a methodology that demands an adaptation period that can bring students anxiety and insecurity. EXPERIENCE REPORT: In the first cycle of Medicine School of São Carlos Federal University (UFSCar), which comprises first and second years, my adaptation was challenging, with the first year being filled with anxiety, quitting wishes, and not belonging feelings. Throughout graduation, I began to adapt to the methodology, understanding the importance of its functioning, acquiring autonomy, perfecting my interpersonal skills, improving clinical reasoning, and developing more humanizing doctor-patient and doctor-family relationships. Despite the 2020 and 2021 COVID-19 pandemic adversities, I believe that ABP was a good influencing factor in my medical formation, not feeling damage over practical activities grew apart or over not habitual functioning of the health systems. CONCLUSIONS: To have covered this six-year journey, gathering knowledge and skills, and with them, learning to be more human in a patient-family relationship and to face adversities, so finally I can practice medicine brings a feeling of closure mixed with relief and expectations of what is to come. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.subject | Educação médica | por |
dc.subject | Problem-based learning | eng |
dc.subject | Medical education | eng |
dc.title | Situação problema zero: reflexões acerca da graduação em medicina através de metodologia de aprendizagem baseada em problemas | por |
dc.title.alternative | Problem-situation zero: thoughts about problem-based learning methodology in medical school | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Neves, Fábio Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2652568399519714 | por |
dc.description.resumo | INTRODUÇÃO: o método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) consiste em metodologia de ensino que enfatiza o aprendizado através da solução de problemas. No ensino médico, permite a integração dos conteúdos interdisciplinares, facilitando o entendimento e a construção do raciocínio durante o aprendizado, o desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo, a capacidade de expor ideias e argumentos, o aprimoramento da capacidade de discernimento crítico sobre as fontes de conhecimento e o desenvolvimento de proatividade e autonomia do estudante. Entretanto, é uma metodologia que demanda um período de adaptação que pode trazer ansiedade e insegurança para o aluno. RELATO DE EXPERIÊNCIA: no primeiro ciclo da graduação em Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que engloba o primeiro e segundo anos, minha adaptação foi difícil, sendo o ano permeado de sentimentos de ansiedade, desejo de desistir e sentimento de não pertencimento. Ao longo da graduação, fui me adaptando à metodologia, entendendo a importância de funcionar como é proposta e adquirindo autonomia, aprimorando minhas relações interpessoais, melhorando o raciocínio clínico e desenvolvendo relações médico-paciente e médico-família mais humanizadas. Apesar das adversidades advindas da pandemia pela COVID-19 em 2020 e 2021, julgo que o ABP foi um fator de influência positiva na minha formação médica, não sentindo prejuízo devido ao tempo de
afastamento de atividades práticas e nem ao funcionamento diferente do habitual dos serviços de saúde. CONCLUSÕES: ter percorrido essa jornada de seis anos, acumulando conhecimentos e habilidades e com eles, aprendendo a ser mais humana na relação com o paciente e seus familiares e aprendendo a enfrentar adversidades, para enfim poder exercer a prática médica, traz uma sensação de finitude permeada de alívio e expectativa com o que está por vir. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1045978309557870 | por |
dc.publisher.course | Medicina - Med | por |