dc.contributor.author | Espego, Gabriela Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2022-01-10T13:51:19Z | |
dc.date.available | 2022-01-10T13:51:19Z | |
dc.date.issued | 2021-11-22 | |
dc.identifier.citation | ESPEGO, Gabriela Fernanda. O desenvolvimento integral das crianças menores de 3 anos na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15454. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15454 | |
dc.description.abstract | The discussion made in this work revolves around how we can provide a
comprehensive development of children under three years old in Early Childhood Education
institutions, aiming to understand and learn from Brazilian works published in the form of
scientific articles and books based on the Historical Cultural Theory such as children under three
years of age develop and how we can educate them within Early Childhood Education institutions
based on the discussions of Historical-Cultural Theory. From the contributions indicated, it is
clear how much the presented theory is a fundamental and relevant concept in the world of early
childhood education, given that it is a broad theory that contributes to various aspects of child
development. The cultural-historical theory is a way to better education, learning and
development of students. Whether through educating environments, an environment prepared and
thought by the teacher for a rich stimulation of the students' development capacity, or through the
games and games that are the main means of learning for these children, we realize that all aspects
of that theory bring a view of the subject with potential, and the teacher, having a fundamental
role as a mediator in the process, as it is in the effective participation of the student and in the
organization of the teaching activity that the possibilities for development are defined. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Teoria histórico cultural | por |
dc.subject | Desenvolvimento integral | por |
dc.title | O desenvolvimento integral das crianças menores de 3 anos na educação infantil | por |
dc.title.alternative | Early childhood development and education | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Hai, Alessandra Arce | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3845288858275245 | por |
dc.description.resumo | A discussão feita neste trabalho gira em torno de como podemos proporcionar um
desenvolvimento integral da criança menor de três anos em instituições de Educação Infantil,
objetivando compreender e apreender a partir de trabalhos brasileiros publicados na forma de
artigos científicos e livros pautados na Teoria Histórico Cultural como a criança menor de três
anos se desenvolve e como podemos educá-la dentro de instituições de Educação Infantil a partir
das discussões encontradas. Com base nas contribuições indicadas, percebe-se o quanto a Teoria
apresentada mostra-se como uma concepção fundamental e relevante à Educação Infantil, haja
vista que é uma Teoria ampla e que contribui com diversos aspectos do desenvolvimento infantil.
Assim, a Teoria Histórico-Cultural é um caminho para uma melhor educação, aprendizagem e
desenvolvimento das crianças. Seja através de ambientes educadores, de um ambiente preparado
e pensado pelo professor para uma rica estimulação da capacidade de desenvolvimento dos
educandos, seja através das brincadeiras e jogos que é o principal meios de aprendizagem dessas
crianças, percebemos que todos os aspectos da referida teoria trazem uma visão de sujeito com
potencialidades, e o professor, tendo papel fundamental de mediador no processo, pois é na
participação efetiva do educando e na organização da atividade de ensino que se definem as
possibilidades de desenvolvimento | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |