Mostrar el registro sencillo del ítem
Teorema Fundamental do Cálculo: uma proposta de abordagem a partir da modelagem matemática com auxílio do Geogebra
dc.contributor.author | Marco, Maria Laura De Biaggi de | |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T18:14:00Z | |
dc.date.available | 2022-01-19T18:14:00Z | |
dc.date.issued | 2021-11-25 | |
dc.identifier.citation | MARCO, Maria Laura De Biaggi de. Teorema Fundamental do Cálculo: uma proposta de abordagem a partir da modelagem matemática com auxílio do Geogebra. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15491. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15491 | |
dc.description.abstract | The disciplines Differential and Integral Calculus for STEM students require a precise understanding of the themes to avoid it being an arduous path of learning and building a solid foundation, and it is the teacher's responsibility in their teaching process for the best options. This paper aims to present an approach to the Fundamental Theorem of Calculus, but specifically, applications of integrals and assumptions of mathematical modeling, using technological resources. For this purpose, a study of a historical-epistemological nature was carried out in an attempt to understand how this concept has developed throughout history, from the Ancient Age to Newton and Leibniz, who arrived at the Fundamental Theorem or derivation as inverse operations. Next, carried out a study on the use of mathematical modeling as a teaching methodology following the assumptions of Biembengut and Hein (2019), Bassanezi (2015), and Bassanezi (2018). And finally, two sequences of activities based on assumptions of mathematical modeling were elaborated. Sequence 1 was developed to achieve the calculation of the area of an image of a lake and sequence 2 was elaborated to provide a road map for the calculation of the volume of an image of glass. In both, the development of the solution was carried out according to the steps of the mathematical shaping and modeling process and had the GeoGebra software as a calculation tool. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teorema Fundamental do Cálculo | por |
dc.subject | Modelagem matemática | por |
dc.subject | Modelação matemática | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Aplicação | por |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Fundamental Theorem of Calculus | eng |
dc.subject | Mathematical modeling | eng |
dc.subject | Mathematical shaping | eng |
dc.subject | University education | eng |
dc.subject | Application | eng |
dc.title | Teorema Fundamental do Cálculo: uma proposta de abordagem a partir da modelagem matemática com auxílio do Geogebra | por |
dc.title.alternative | Theorem of Calculus: a proposal for an approach based on Mathematical Modeling with the aid of Geogebra | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Pires, Rogério Fernando | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | por |
dc.description.resumo | As disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral para alunos de Ciências Exatas no Ensino Superior requerem um entendimento preciso dos temas para evitar que seja um caminho árduo de aprendizagem e construir uma base sólida e é de responsabilidade dos professores no seu processo de ensino buscar opções eficazes. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem do Teorema Fundamental do Cálculo, mais especificamente, sobre aplicações de integrais a partir dos pressupostos da modelagem matemática, usando recursos tecnológicos. Para tanto, inicialmente foi realizado um estudo de cunho histórico- epistemológico na tentativa de compreender como esse conceito foi se desenvolvendo ao longo da história, desde a Idade Antiga até Newton e Leibniz que chegaram ao Teorema Fundamental do Cálculo o qual relaciona a integração e a derivação como operações inversas. Na sequência, foi realizado um estudo sobre a utilização da modelagem matemática como metodologia de ensino seguindo os pressupostos Biembengut e Hein (2019), Bassanezi (2015) e Bassanezi (2018). E por fim, foram elaboradas duas sequências de atividades pautadas nos pressupostos da modelagem matemática. A sequência 1, versa sobre o cálculo de área a partir de uma imagem de um lago e a sequência 2, trata do volume a partir de uma imagem de um copo. Em ambas, o desenvolvimento da solução foi realizado conforme as etapas do processo de modelagem matemática e modelação e teve como ferramenta auxiliar o software GeoGebra | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2122253331416681 | por |