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dc.contributor.authorParsekian, Pedro Henrique Longo
dc.date.accessioned2022-03-09T12:31:57Z
dc.date.available2022-03-09T12:31:57Z
dc.date.issued2021-12-30
dc.identifier.citationPARSEKIAN, Pedro Henrique Longo. Desenvolvimento de um software de simulação do comportamento dinâmico de um veículo baja. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15688.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15688
dc.description.abstractThe difficulty of predicting the dynamic behavior and stress involved in an off road vehicle significantly influences the design and development of its suspension. In an attempt to overcome this problems, computational simulations are carried out using dynamic models that, in their majority, represent on-road vehicles, subject to operating conditions that are quite different from those of the proposed model. Given this scenario, it is necessary to development of dynamic models that better represent the off-road vehicle’s behavior, thus increasing its reliability and performance. The present work had as its objective the development of a mathematical model in the full car condition (7 degrees of freedom) of an off road vehicle used in student competitions, also called minibaja. Vehicle suspension characteristics were studied in order to have a better performance during the competition route. Different types of obstacles were simulated and to make easy the use of the software, a graphical interface was developed, so that programming knowledge is dispensed by the user. Through the development of the model and quite representative obstacles, it was possible to create an easy-to-use tool, and thus, provide data that portray the vehicle more realistically during the design phases, ensuring better position of the team in competitions, given the greater ability to predict car behavior during the design phase.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDinâmica veicularpor
dc.subjectBajapor
dc.subjectModelo Matemáticopor
dc.subjectInterface Gráficapor
dc.subjectFull Careng
dc.subjectVehicle Dynamicseng
dc.subjectMathematical modelingeng
dc.subjectGraphic interfaceeng
dc.titleDesenvolvimento de um software de simulação do comportamento dinâmico de um veículo bajapor
dc.title.alternativeDeveloptment of a simulation software of a baja vehicle`s dinamic behavior.eng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Franco, Vitor Ramos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4590258470207467por
dc.description.resumoA dificuldade de se prever o comportamento dinâmico e os esforços envolvidos em um veículo off road influencia de maneira significativa no projeto e desenvolvimento de sua suspensão. Na tentativa de contornar esses problemas, simulações computacionais são realizadas mediante o uso de modelos dinâmicos que, em sua maioria, representam veículos on road, submetidos a condições de funcionamento bastante diferentes às do modelo proposto. Diante desse cenário, faz-se necessário o desenvolvimento de modelos dinâmicos que melhor representam o comportamento do veículo off road, aumentando-se assim sua confiabilidade e desempenho. O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um modelo matemático na condição full car (7 graus de liberdade) de um veículo off road utilizado em competições estudantis, também chamado de minibaja. Características da suspensão do veículo foram estudadas de forma a se ter um melhor desempenho durante o percurso da competição. Diversos tipos de obstáculos encontrados nas competições foram simulados e, para uma maior facilidade de utilização do software, foi desenvolvida uma interface gráfica, de modo que o conhecimento em programação é dispensado pelo usuário. Por meio do desenvolvimento do modelo matemático e de obstáculos bastante representativos, foi possível criar uma ferramenta de fácil uso, e assim, proporcionar dados que retratam o veículo de maneira mais realista durante as fases de projeto, garantindo melhores colocações da equipe nas competições, dado a maior capacidade de prever o comportamento do carro durante a fase de projeto.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7442407653404246por
dc.publisher.courseEngenharia Mecânica - EMecpor


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