Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
La educación financiera en el currículo actual de la escuela básica brasileña: antecedentes en la disciplina economía doméstica.
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-09)
En este trabajo presentamos algunos cambios en la inserción de temas relacionados a las finanzas en la escuela
básica brasileña. En el siglo XIX, teníamos en el currículo asuntos relativos a la Economía Doméstica. ...
Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories
(Universidade Federal de São Carlos, 2019-06)
For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística
(Universidade Federal de São Carlos, 2017-01-25)
Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar
(Universidade Federal de São Carlos, 2017-03-15)
O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, ...
The anti-authoritarian role of dystopias: reflections on Érico Veríssimo’s novel Incident in Antares
(Universidade Federal de São Carlos, 2019)
The aim of this article is to analyze the relevance of dystopias in the critique to authoritarianism
present in the novel Incident in Antares written by Érico Veríssimo. After presenting the main
characteristics of utopian ...
A política educacional do primeiro governo petista de São Carlos-SP (2001-2004)
(Universidade Federal de São Carlos, 2010-09)
O artigo propõe uma avaliação da política educacional implementada pelo primeiro governo do Partido dos Trabalhadores no município de São Carlos (SP), entre 2001 e 2004. Nesse período, o panorama educacional brasileiro já ...
Livros didáticos e apostilas: o currículo de matemática e a dualidade do ensino médio
(Universidade Federal de São Carlos, 2014-04)
Neste artigo apresentaremos os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo comparar apostilas e livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, enfocando, a partir da teoria crítica de currículo (SILVA, 2011), conteúdos, ...
Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar
(Universidade Federal de São Carlos, 2013-12)
Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...