• Redes para cooperação internacional: uma janela de oportunidade para os países recém industrializados? 

      Furnival, Ariadne Chloe Mary (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIPrograma de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/07/1998)
      Aborda o papel das redes eletrônicas de informação e das redes inter-firmas, como fator determinante para maior integração e cooperação entre os países recém industrializados, à luz de pesquisas já desenvolvidas por ...
    • Reforma trabalhista no Brasil: da falsa promessa à legitimação da farsa 

      Silva, Antônio Donizetti da; Carvalho, Joelson Gonçalves de; Cunha, Sebastião Ferreira da; Molina, Wagner de Souza Leite; Gonçalves, Vânia Helena (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 01/05/2020)
      Esse artigo tem como objetivo analisar criticamente a Reforma Trabalhista –Lei nº 13.467, de novembro de 2017 –, apresentada pelo poder executivo e aprovada no governo de Michel Temer. Busca-se ...
    • Relational structure in the global automotive industry: groups, networks and fields 

      Sacomano Neto, Mário; Matui, Paulo César; Candido, Silvio Eduardo Alvarez; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEP, Câmpus São Carlos, 01/12/2016)
      Purpose: The purpose of this study was to analyze the network structure of automotive companies linked by cross-shareholding, joint ventures, manufacturing contracts and alliances, from 2004 to 2012. The study also explored ...
    • Russell's Paradox: a historical study about the paradox in Frege's theories 

      Coury, Aline Germano Fonseca; Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/06/2019)
      For over twenty years, Frege tried to find the foundations of arithmetic through logic, and by doing this, he attempted to establish the truth and certainty of the knowledge. However, when he believed his work was ...
    • Saúde ambiental e Covid-19 no contexto da enfermagem da atenção primária: scoping review 

      Assunção, Natalia Maria; Correa, Ana Paula Vechi; Uehara, Sílvia Carla da Silva André (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf, Câmpus São Carlos, 20/07/2022)
      Objetivo: identificar a relação entre saúde ambiental e Covid-19 no contexto da enfermagem da atenção primária à saúde. Métodos: trata-se de uma Scoping Review, a busca foi realizada nas bases de dados US National Library ...
    • The science of racial improvement: historical considerations about Brasilian eugenic education 

      Roitberg, Guilherme Prado; Faggion, Melline Ortega (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/01/2021)
      Defined by Francis Galton (1822-1911) as the “science of racial improvement”, eugenics became popular among the influential Brazilian intellectual elite in the first decades of the Republic, aiming the biological-racial ...
    • Sem referências: o ChatGPT sob a perspectiva latouriana do duplo clique 

      Rodrigues Catalano, José Victor; Rossi Lorenzi, Bruno (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 26/05/2023)
      A Inteligência Artificial Generativa tem despertado grande interesse na população, e o ChatGPT é um exemplo notável desse fenômeno, devido à sua ampla cobertura midiática. Entretanto, ao analisarmos as ...
    • Significados em aulas de matemática e em outras práticas: problematizações a partir da virada linguística 

      Vilela, Denise Silva; Costa, Daniela Netto Scatolin (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 25/01/2017)
      Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar o modo como os alunos lidam com a matemática em diferentes práticas sociais, na escola e fora dela. A reflexão será conduzida pela ...
    • A sociologia econômica nos Estados Unidos: principais autores, conceitos e debates 

      Jardim, Maria Chaves; Candido, Silvio Eduardo Alvarez (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - PPGEPPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos - PPGGOSP, Câmpus São Carlos, 08/04/2019)
      O artigo revisa a literatura da sociologia econômica, área que alcançou rápida institucionalização a partir do diálogo crítico com a economia neoclássica. Considerando a importância que a área conquistou e a ausência de ...
    • Tendência profissionalizante da universidade: o caso da licenciatura em matemática da UFSCar 

      Vilela, Denise Silva (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/12/2013)
      Este artigo aborda uma parte da pesquisa que estudou o Curso de Licenciatura em Matemática da UFSCar desde sua criação, em 1975. A partir dos documentos constituídos na pesquisa, observando a organização curricular do ponto ...
    • Tensões entre educação tradicional e uso de TDIC no ensino remoto emergencial durante a pandemia 

      Galizia, Fernando Stanzione; Biazolli, Caroline Carnielli; Vilela, Denise Silva; Carnio, Michel Pisa; Bretones, Paulo Sergio (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Câmpus São Carlos, 01/05/2022)
      Este artigo objetiva discutir como se organizou, durante o período de isolamento social devido à pandemia de COVID-19 em 2020, o trabalho docente de professores da Educação Básica, de diferentes áreas, das redes de ensino ...
    • Texto, contexto e intertexto da autonomia universitária brasileira: do discurso legal à realidade necessária 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 11/01/2022)
      Este artigo desenvolve reflexões sobre a autonomia universitária e como ela está sendo entendida e interpretada do ponto de vista legal e de ponto de Vista acadêmico, de forma geral. O autor entende que a autonomia somente ...
    • Time trend of overweight and obesity in adults from Rio Branco, Acre, Western Brazilian Amazon (2006–2020) 

      Dias, Flávia Santos Batista; Lima, Yara de Moura Magalhães; Martins, Fernanda Andrade; da Silva-Nunes, Mônica; Andrade, Andréia Moreira de; Ramalho, Alanderson Alves (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 10/02/2022)
      Abstract: This study aimed to analyze overweight trend and obesity in adults from Rio Branco, Acre, Western Brazilian Amazon, from 2006 to 2020. This is a time series study, with data from Surveillance System for Risk ...
    • Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender 

      Lima, Paulo Gomes (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So, Câmpus Sorocaba, 15/09/2008)
      O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
    • O uso de dados da Plataforma Lattes como fonte para inteligência acadêmica: análise de indicadores da produção científica das universidades públicas federais paulistas 

      Sarvo, Denilson de Oliveira; Lozano, Marisa Cubas; Amaral, Roniberto Morato do (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade - PPGCTS, Câmpus São Carlos, 01/01/2022)
      Objetivo: Desenvolver indicadores de Inteligência Acadêmica para o monitoramento de atores a partir de dados da produção científica disponíveis na Plataforma Lattes. Metodologia: Um estudo de caso empregando a bibliometria ...
    • Validation and cross-cultural adaptation of the Brazilian Portuguese version of the questionnaire for the assessment of pelvic floor disorders and their risk factors during pregnancy and postpartum 

      Vieira, Renata Cristina Martins da Silva; Silva, Jordana Barbosa da; Cavalli, Ricardo de Carvalho; Driusso, Patricia (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia - PPGFt, Câmpus São Carlos, 25/04/2022)
      Introduction and hypothesis Pelvic floor dysfunction may be treated and prevented during pregnancy and postpartum, as it decreases women’s quality of life. The aim of the present study was to translate and validate the ...
    • Vitamin D deficiency predicts 30-day hospital mortality of adults with COVID-19 

      Neves, Fabio Fernandes; Pott-Junior, Henrique; Santos, Sigrid Sousa; Cominetti, Marcia Regina; Freire, Caio Cesar de Melo; Cunha, Anderson Ferreira da; Jordão Júnior, Alceu Afonso (Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, , Câmpus São Carlos, 15/08/2022)
      Several studies have shown conflicting results for the relationship between vitamin D deficiency and COVID-19 outcomes. Here, we aimed to evaluate whether plasma 25(OH)D levels predict mortality in adults admitted with ...