Search
Now showing items 1-10 of 10
A comunicação e compreensão da informação sobre riscos
(Universidade Federal de São Carlos, 2004-04)
Situado dentro do contexto da sociedade de risco, como concebida pelos sociólogos Beck e Giddens, o texto explora teoricamente, a partir de uma revisão da literatura, aspectos da relação entre a informação comunicada sobre ...
O público e a compreensão da informação nos rótulos de alimentos: o caso dos transgênicos
(Universidade Federal de São Carlos, 2009-07)
A rotulagem constitui uma importante interface da informação técno-científica com o público em geral. Apresentam-se resultados de um estudo cujo objetivo foi o exame dos hábitos de leitura dos rótulos dos alimentos por ...
A percepção pública da informação sobre os potenciais riscos dos transgênicos na cadeia alimentar
(Universidade Federal de São Carlos, 2008-04)
No atual contexto da introdução dos transgênicos na cadeia alimentar brasileira, apresentamos os resultados de estudo que empregou o método qualitativo de grupos focais para levantar as interpretações do público em relação ...
A formação do educador reflexivo: um olhar sobre a construção de sua prática pedagógica
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-03-15)
A finalidade deste artigo, longe de apresentar “receitas prontas” para a reversão de intervenções pedagógicas sem planejamento, preocupa-se em problematizar a formação do educador do ponto de vista de suas proatividade ...
Transversalidade e docência universitária: por uma recorrência dialética do ensinar-aprender
(Universidade Federal de São Carlos, 2008-09-15)
O objetivo deste trabalho é problematizar a docência universitária na atualidade por meio da projeção de uma intervenção pedagógica centrada na conscientização dos indivíduos, na contextualização de sua historicidade e na ...
Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-08)
A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma ...
O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
(Universidade Federal de São Carlos, 2007-07-15)
Este trabalho discute o papel do coordenador pedagógico no cotidiano escolar frente a formação continuada de professores. A importância e atualidade deste estudo na universidade, bem como no ...
Comportamento de busca na internet: um estudo exploratório em salas comunitárias
(Universidade Federal de São Carlos, 2008-01-01)
Estudo sobre o comportamento de busca de informação dos usuários das salas de Internet existentes em duas instituições numa cidade do interior do estado de São Paulo, que promovem o acesso gratuito à comunidade, assim ...
La formación del educador reflexivo: notas para la orientación de sus prácticas
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-09)
La práctica pedagógica es el termómetro que esclarece la realidad del aula, revelando inequívocamente la relación de compromiso (o la falta de él) del educador con sus estudiantes y con la educación. Nótese que no usé la ...
Desenvolvimento sustentável e a sociedade da informação: uma parceria natural?
(Universidade Federal de São Carlos, 2000-01)
Na forma de uma revisão da literatura, é examinada a hipótese de que o advento da
chamada "sociedade pós industrial" ou "sociedade da informação" tem dado lugar
a um período de atividade socioeconômico que representa uma ...