Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFlora Filho, Fernando
dc.date.accessioned2022-04-25T10:41:16Z
dc.date.available2022-04-25T10:41:16Z
dc.date.issued2022-02-25
dc.identifier.citationFLORA FILHO, Fernando. Síntese de som: uma proposta de ensino para funções periódicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15896.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15896
dc.description.abstractThis assignment is a bibliographical research that aimed to carry out a study on sound synthesis and develop an educational product in the form of a teaching proposal for periodic functions in High School. More specifically, to present studies of trigonometric functions through activities using applets built in GeoGebra software from mathematical models and the generation of signals that emit a desired acoustic sensation. This proposal intends to instigate the teacher to establish a connection of a supposedly abstract subject with the interactivity and experimentation of the variation of parameters that produces more than a graphic and visual alteration, but that also produces the alteration of the emitted sounds, in order to make the most enjoyable learning. The activities are suggestions that can be reproduced by physics and mathematics teachers without requiring advanced knowledge about sound synthesis, but who are interested in contributing to the teaching of physics, mathematics and their technologies.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFunções periódicaspor
dc.subjectPeriodic functionseng
dc.subjectCaracterísticas do sompor
dc.subjectGeoGebra como sintetizadorpor
dc.subjectSound characteristicseng
dc.subjectGeoGebra as synthesizereng
dc.titleSíntese de som: uma proposta de ensino para funções periódicaspor
dc.title.alternativeSound synthesis: a teaching proposal for periodic functionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Noel Filho, Antonio
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5234064498436000por
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica em que o objetivo foi realizar um estudo sobre síntese de som e desenvolver um produto educacional na forma de proposta de ensino para funções periódicas no Ensino Médio. Mais especificamente, apresentar estudos de funções trigonométricas por meio de atividades com o uso de applets construídos no software GeoGebra a partir de modelos matemáticos e da geração de sinais que emitem uma desejada sensação acústica. Esta proposta pretende instigar o professor a estabelecer uma conexão de um assunto presumidamente abstrato com a interatividade e experimentação da variação de parâmetros que produza mais que uma alteração gráfica e visual, mas que produza também a alteração dos sons emitidos, com o intuito de tornar o aprendizado mais agradável. As atividades são sugestões que podem ser reproduzidas por professores de física e matemática sem que os mesmos necessitem de conhecimentos avançados sobre a síntese sonora, mas que tenham o interesse de contribuir com o ensino da física, da matemática e suas tecnologias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0875659941963156por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil