Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorGarcia, Gabriela Pascoalino
dc.date.accessioned2022-05-03T13:02:24Z
dc.date.available2022-05-03T13:02:24Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.identifier.citationGARCIA, Gabriela Pascoalino. Revisão bibliográfica acerca do trabalho pedagógico com o primeiro ano de vida dentro de berçários: uma comparação entre bases nacionais e internacionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15976.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15976
dc.description.abstractThis article was produced for the completion of the first author's course conclusion work, whose objective was to compare two bibliographic reviews about the pedagogical work with the first year of life, both being Scientific Initiation works. The national-based research was carried out in the CAPES theses and dissertations bank between 2015 and 2019 and used “baby/babies” as descriptors, and filtered works in the field of education and educational psychology, selecting 34 works for analysis. The research on an international basis was carried out in the Web of Science database between 2014 and 2018 with the descriptors babies, toddler, early childhood, early childhood education, kindergarten and nursery, which were used grouped and separately, and the filters used were pedagogy and psychology of education, resulting in 9 articles corresponding to the theme. In the present text we present the research and dialogue with the results obtained, establishing general categories that characterize the pedagogical work with the first year of life. The results indicate the presence of relevant themes and theoretical diversity, a look from the relationships to the teaching action detached from common sense bringing the educational aspects and the intentional role of the teacher, however it points us to the lack of specificity still present in early childhood education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrimeiro ano de vidapor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFirst year of lifeeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.titleRevisão bibliográfica acerca do trabalho pedagógico com o primeiro ano de vida dentro de berçários: uma comparação entre bases nacionais e internacionaispor
dc.title.alternativeBibliographic review about pedagogical work with the first year of life in nurseries: a comparison between national and international baseseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Giselle Modé
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2726281356078379por
dc.description.resumoO presente artigo foi produzido para efetivação do trabalho de conclusão de curso da primeira autora, cujo objetivo foi comparar duas revisões bibliográficas acerca do trabalho pedagógico com o primeiro ano de vida, sendo ambos trabalhos de Iniciação Científica. A pesquisa em base nacional foi realizada no banco de teses e dissertações da CAPES entre 2015 e 2019 e utilizou como descritores “bebê/bebês”, e filtrou trabalhos no campo da educação e psicologia da educação, selecionando 34 trabalhos para análise. Já a pesquisa em base internacional foi realizada na base Web of Science entre 2014 e 2018 com os descritores babies, toddler, early childhood, early childhood education, kindergarten e nursery, os quais foram utilizados agrupados e separadamente, e os filtros utilizados foram pedagogia e psicologia da educação, resultando em 9 artigos correspondentes à temática. No presente texto apresentamos as pesquisas e dialogamos com os resultados obtidos, estabelecendo categorias gerais que caracterizam o trabalho pedagógico com o primeiro ano de vida. Os resultados indicam a presença de temáticas relevantes e diversidade teórica, um olhar desde as relações até a ação docente desvinculada do senso comum trazendo os aspectos educacionais e o papel intencional do professor, entretanto nos aponta para a falta de especificidade ainda presente na educação infantil.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL/Dpor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil