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dc.contributor.authorGonçalves, Maíra Costa
dc.date.accessioned2022-05-04T17:46:41Z
dc.date.available2022-05-04T17:46:41Z
dc.date.issued2022-04-29
dc.identifier.citationGONÇALVES, Maíra Costa. Efeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda língua. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16013
dc.description.abstractThere is a growing body of literature examining the effectiveness of teaching a foreign language using behavior-analytic procedures. This study compared the acquisition of foreign tact responding as a function of stimulus preference and assessed the emergence of bidirectional intraverbal responses (Native-Foreign and Foreign-Native). Three typically developing Brazilian children participated. Sessions were conducted remotely using a platform for video and audio communications. First, the experimenter conducted a preference assessment to select the target stimuli for each participant based on their level of stimuli preference (high and low-preferred stimulus sets). During tact instruction, the experimenter presented a visual stimulus and asked for its foreign name. A progressive prompt delay was used. Emergent intraverbal responses were evaluated across Native-Foreign and Foreign-Native directions before and after instruction. Results showed that all participants met the learning and the emergence criterion for the high preferred stimulus set in fewer trial blocks than for the low preferred stimulus set. Also, high-preferred set yielded greater emergence of all intraverbal relations compared to low-preferred set. Results confirmed previous studies, showing that tact instruction is effective to produce emergent intraverbal responding, and suggested the stimulus preference as an important variable to ensure optimal foreign language teaching procedures.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de tatopor
dc.subjectIntraverbal bidirecionalpor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectPreferência dos estímulospor
dc.subjectRespostas emergentespor
dc.subjectTact instructioneng
dc.subjectBidirectional intraverbaleng
dc.subjectSecond languageeng
dc.subjectStimulus preferenceeng
dc.subjectEmergent respondingeng
dc.titleEfeitos do ensino de tato com estímulos de alta e baixa preferência na aprendizagem de um pequeno vocabulário em segunda línguapor
dc.title.alternativeEffects of stimulus preference on the acquisition of a small foreign language vocabularyeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Cortez, Mariéle de Cássia Diniz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7927746584626515por
dc.description.resumoEstudos vêm sendo desenvolvidos para avaliar a eficácia de diferentes procedimentos de ensino na aquisição de vocabulário em uma segunda língua em diferentes populações. Apesar da maioria dos estudos apontarem para a superioridade do ensino de tato (i.e., nomeação) em relação a outros tipos de procedimentos de ensino, pouco enfoque tem sido dado à escolha dos estímulos experimentais empregados nos estudos da área. O presente estudo teve por objetivo avaliar a eficácia do ensino de tato, em função do grau de preferência dos conjuntos de estímulos (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência) na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (português-inglês e inglês-português) em um procedimento remoto. Participam três crianças com desenvolvimento típico, com idades entre seis e 10 anos. Inicialmente, foi utilizado um procedimento de avaliação de preferência para definir os estímulos de alta e baixa preferência utilizados no estudo. As condições experimentais foram: 1) Teste Pré-treino que avaliou o repertório inicial de tato e intraverbal das crianças diante dos conjuntos de estímulos; 2) Ensino de tato, em que a experimentadora apresentava o estímulo visual (apresentado na tela do computador) em conjunto com uma dica ecóica (nome da figura em inglês), empregando um procedimento de retirada progressiva da dica e 3) Teste Pós-treino, que verificou os efeitos do ensino de tato na emergência de respostas intraverbais bidirecionais (inglês-português e português-inglês), em função do conjunto de estímulo (Conjunto de Alta Preferência e Conjunto de Baixa Preferência). Foi utilizado um delineamento de tratamentos alternados adaptado para comparar os efeitos do treino de tato em função do grau de preferência pelos estímulos e um delineamento de linha de base múltipla para avaliar a emergência de respostas intraverbais bidirecionais. Os resultados mostraram que, inicialmente, todos os participantes não apresentavam respostas corretas e, ao final, apresentaram 100% de respostas corretas, confirmando a eficácia do ensino de tato na emergência de relações intraverbais bidirecionais. Foi observado um número maior de acertos e um número menor de blocos de tentativas até critério para o conjunto de alta preferência quando comparado com o conjunto de estímulos de baixa preferência. O estudo realizado de forma remota replicou resultados encontrados em estudos realizados presencialmente e indicou o uso de estímulos de alta preferência como variável favorecedora para a aquisição de novos repertórios.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL::PROCESSOS DE APRENDIZAGEM, MEMORIA E MOTIVACAOpor
dc.description.sponsorshipIdIniciação Científica PIBIC/CNPq/UFSCar Edital ProPq 001/2019 (Seleção 2019 – 2020)por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1274496263890661por
dc.publisher.coursePsicologia - Psipor


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